EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.
O grupo AMC Têxtil (que detém as marcas Colcci, Sommer e Carmelitas, além do licenciamento da linha Coca-Cola Clothing e da Malhas Menegotti) anunciou hoje a compra de 100% do grupo de empresas do estilista Tufi Duek, que inclui as marcas Tufi Duek, Forum Tufi Duek, Forum e Triton.
O valor da comercialização não foi divulgado, mas o mercado estima que a venda tenha custado 250 milhões de reais ao grupo AMC. Os ativos de Tufi Duek, como imóveis, não entraram no negócio e continuam nas mãos do estilista, que irá alugá-los ao grupo AMC. Com a entrada destas novas marcas, o AMC, que faturou mais de 500 milhões de reais no ano de 2007, torna-se o maior e mais importante conglomerado de moda do Brasil, segundo Alexandre Menegotti, sócio do grupo.
Tufi Duek continuará à frente da direção criativa das quatro marcas, em um contrato inicial de três anos que será automaticamente renovado por tempo indeterminado. O estilista também receberá participação nas vendas das marcas Tufi Duek e Forum Tufi Duek até o ano de 2025.
Duek ressaltou que vendeu o grupo para realizar o antigo sonho de fazer parte do maior grupo de moda do País e que, após mais de 30 anos de dedicação às marcas, resolveu voltar à sua origem profissional, que é cuidar da parte criativa.
Ele planeja a abertura de dez lojas em 2008 - das quais quatro já foram inauguradas - e a expansão das marcas no mercado internacional. Segundo Menegotti, o grupo de Tufi Duek faturou 225 milhões de reais em 2007 e não será necessário fazer grandes mudanças em sua estrutura.
Entre outras novidades, Menegotti anunciou a construção, já em andamento, de um novo prédio na cidade de Itajaí (SC), em uma área de 36 mil metros quadrados para onde irá transferir a sede do grupo AMC, concentrada atualmente em Brusque (SC). O investimento é estimado em cerca de 25 milhões de reais.