É a primeira vez que o dólar perde valor em fevereiro desde 2017 (Nelson A Ishikawa/Getty Images)
Da redação, com agências
Publicado em 25 de fevereiro de 2022 às 17h45.
Última atualização em 25 de fevereiro de 2022 às 18h14.
O dólar comercial voltou a fechar em alta nesta sexta-feira, 25, subindo 0,99%, a R$ 5,156, com o mercado local descolando de pares. O movimento foi de cautela, com investidores buscando proteção antes do feriado de Carnaval, que irá paralisar as negociações na B3 por quatro dias.
A cotação foi pressionada ainda pela formação da Ptax, taxa de câmbio calculada pelo Banco Central e usada como referência para contratos envolvendo negócios em dólar. A Ptax é calculada diariamente, mas costuma ficar mais volátil no último pregão do mês porque essa última Ptax será utilizada para contratos cambiais do mês seguinte.
A alta do dólar nesta sexta se somou ao salto de cerca de 2% da véspera. Com isso, a moeda aumentou 3,13% em dois dias, ritmo mais intenso nessa comparação desde julho de 2021. Foi o suficiente para a moeda zerar as perdas na semana e fechar o período com valorização de 0,28%. É a primeira vez desde a semana finda em 7 de janeiro que o dólar acumula ganho semanal.
A cotação amenizou as perdas em fevereiro para 2,82%. De toda forma, é a primeira vez que o dólar perde valor no mês desde 2017. Esta é a queda mais intensa desde 2010 (-4,66%).
Com o resultado, o dólar engatou o quarto mês de baixas ante o real, declínio de 8,61% no período. É a mais longa sequência negativa para a moeda americana desde o último quadrimestre de 2009, quando os mercados globais tentavam se recuperar do caos gerado pela grande crise financeira que havia estourado no ano anterior.
*Com a Reuters