Jovens americanos passam pela experiência de viver com US$ 1 por dia na Guatemala (Vivendo com um dólar/Reprodução)
Da Redação
Publicado em 22 de julho de 2022 às 10h00.
Última atualização em 22 de julho de 2022 às 10h29.
Imagens valem mais que uma porção de palavras. A frase, embora um clichê, é bem apropriada para quem se preocupa com o meio ambiente e quer engajar mais gente na luta contra a destruição do planeta. Embora muitos saibam que os oceanos estão repletos de plástico, visualizar a cena tem outro efeito.
Dentro deste contexto, documentários sobre temas ligados ao meio ambiente são importantes e ajudam a despertar a consciência sobre o tema. É o caso de “Oceanos de Plástico”, de Craig Leeson. Saiba mais sobre essa obra e outras que defendem a importância da sustentabilidade.
Dirigido por Diana Rodgers, é um documentário corajoso. Narrado por Nick Offerman, informa, logo de cara, que não repudia o consumo de carne. E logo fica claro que também não pretende condenar os veganos e os vegetarianos. O documentário mostra etapas indigestas da indústria da carne. O propósito da obra não é defender o adeus à matança dos animais, mas propor o consumo consciente.
Lançado em 2006, rendeu um Oscar a Al Gore e ajudou a colocar em suas mãos o Nobel da Paz de 2007. A obra traçou um futuro sombrio para o planeta que muitos só imaginavam ver daqui a séculos ou em filmes de ficção. O documentário alardeou que as geleiras do Kilimanjaro, na Tanzânia, desapareciam em dez anos e anunciou o degelo nas regiões árticas, que inundariam o Atlântico Norte com água doce e fria, interrompendo o fluxo de água morna em direção à Europa. Essas são algumas das previsões que não se confirmaram. Outras, porém, se concretizaram de maneira ainda mais drástica que o profetizado. É o caso dos furacões mais frequentes e intensos devido ao aquecimento dos oceanos.
Com produção executiva de Leonardo DiCaprio, debruça-se sobre os impactos da pecuária e da pesca na natureza e a atuação de organizações ambientais conhecidas como Greenpeace, Sierra Club, Sea Shepherd Conservation Society e Rainforest Action Network. Com direção de Kip Andersen e Keegan Kuhn, saiu do papel graças a um financiamento coletivo.
Sua vida pode melhorar se você abrir mão de certas coisas? Este documentário dirigido por Matt D'Avella defende que sim. Examina as diversas vantagens do minimalismo ao escancarar a vida de empresários, arquitetos, artistas, jornalistas e cientistas que aderiram ao movimento (tem até um ex-corretor de Wall Street). Todos eles, em diversos níveis, estão se esforçando para viver uma vida com menos coisas.
O episódio ficou conhecido: em 24 de fevereiro de 2010, uma baleia orca do SeaWorld atacou sua experiente treinadora, Dawn Brancheau, durante uma das apresentações ao público. Com repercussão mundial, a cena deu início a um debate sobre as condições impostas aos animais do parque e a segurança dos treinadores. “Blackfish: Fúria Animal” mostra que episódios do tipo não são tão raros como se imagina. E que os espetáculos protagonizados pelas orcas podem se traduzir em verdadeiras torturas para elas.
Dirigido por Andrew Morgan, conta com a participação de Stella McCartney, Vandana Shiva, Safia Minney, Lucy Siegel e outros ícones do mundo da moda e do ambientalismo. O foco do documentário é o chamado fast fashion, vinculado à exploração de trabalhadores com salários vergonhosos em países em desenvolvimento. Também aborda a poluição dos rios e do solo e outros efeitos colaterais drásticos.
De 2013, este documentário retrata a história de quatro amigos que resolveram fazer um experimento para lá de interessante: viver com apenas um dólar por dia na Guatemala. Ex-estudantes de economia na Califórnia, nos Estados Unidos, decidiram viver na penúria para entender, na prática, como é a vida de quem não tem quase nada.
Dirigido por Craig Leeson, mostra uma realidade perturbadora: nossos oceanos estão atulhados de plástico. O documentário abre espaço para especialistas que sugerem estratégias para enfrentar o problema. O que mais chama a atenção, contudo, são as imagens que apresenta. A equipe mergulhou com baleias, foi até as profundezas dos oceanos e flagrou situações extremas de contaminação.