Negócios

Apresentado por DMDL

Um ícone da COP

Construído em tempo recorde pelo Grupo DMDL, Hotel Vila COP se destaca entre as obras que transformaram Belém para a Conferência do Clima

Vila COP: um legado duradouro para a cidade de Belém e para os paraenses  (DMDL/Divulgação)

Vila COP: um legado duradouro para a cidade de Belém e para os paraenses (DMDL/Divulgação)

EXAME Solutions
EXAME Solutions

EXAME Solutions

Publicado em 28 de novembro de 2025 às 16h08.

Última atualização em 28 de novembro de 2025 às 16h08.

Entre as transformações que Belém viveu para receber a Conferência do Clima da ONU, o Hotel Vila COP se tornou um dos símbolos da capacidade da engenharia brasileira. Erguido pelo Grupo DMDL em menos de dez meses, o complexo de 19 000 metros quadrados foi projetado para abrigar chefes de Estado e delegações dos países participantes durante a COP30.

Distribuído em seis edifícios, o hotel conta com 405 suítes de alto padrão, 37 delas presidenciais. “Desde o início, sabíamos da responsabilidade de entregar um empreendimento à altura do evento. O projeto foi pensado para refletir segurança, eficiência, sustentabilidade e hospitalidade”, afirma Ualger Costa, CEO do projeto Hotel Vila COP.

O desafio foi grande: prazos reduzidos, condições climáticas adversas e exigências rigorosas para o padrão normativo. A empresa DMDL, recorreu a tecnologias e soluções construtivas inovadoras para garantir a entrega dentro do prazo. O uso de sistemas “à seco”, como steel frame e steel deck, reduziu o tempo de execução e o impacto ambiental da obra. “Essas tecnologias diminuem o consumo de água e a geração de resíduos, em sintonia com os princípios da COP”, explica Costa.

Consolidação e expansão do Grupo DMDL

A entrega reforça a trajetória do Grupo DMDL, que há 25 anos atua com foco em planejamento, tecnologia e sustentabilidade em projetos de grande porte e alta complexidade. A empresa também é responsável pela infraestrutura e operação da Blue Zone, área oficial das negociações da ONU, e acumula experiências em eventos como a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, os Jogos Pan-Americanos de 2023, no Chile, e etapas da Fórmula 1 em São Paulo.

Durante a pandemia, foi responsável pela construção de hospitais de campanha e, mais recentemente, pelos Centros Humanitários de Acolhimento no Rio Grande do Sul. No setor de educação, realizou a WorldSkills Brasil 2015, maior competição de formação profissional do mundo, com mais de 236 mil m² de estruturas temporárias, com a ocupação do Anhembi SP em quase a sua totalidade.

Além de obras temporárias, o grupo também investe em empreendimentos permanentes. É concessionário do Centro de Convenções de Teresina e do hotel Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Em 2026, inaugurará o hotel Mandú, integrado ao centro de convenções da capital piauiense — juntos, os dois empreendimentos somam 300 leitos.

Com projeção de faturamento de 1 bilhão de reais em 2025, o Grupo DMDL consolida sua posição como referência em engenharia e gestão de infraestrutura no Brasil. “Nosso maior ativo é o conhecimento acumulado. Aprendemos a linguagem dos contratantes e sabemos oferecer entregas seguras e de qualidade”, afirma Ualger Costa.

Acompanhe tudo sobre:branded-content

Mais de Negócios

Tudo em um: TV da Samsung reúne jogos, karaokê e imagem 4K

Essa startup atingiu valor de mercado de US$ 2 bilhões com modelo de serviços personalizados

Como esta CEO garantiu crescimento dessa empresa de alimentos com gestão remota e foco financeiro

Na COP30, hub do Sebrae-PA supera R$ 1,5 milhão em vendas