Negócios

Distribuidora de medicamentos Celesio decide sair do Brasil

Em 2014, a receita da divisão de soluções para farmácias da Celesio no Brasil caiu 4 por cento, a 1,68 bilhão de euros


	Prédio da Celesio: a companhia opera no Brasil pelas empresas Panpharma e Oncoprod
 (Bloomberg)

Prédio da Celesio: a companhia opera no Brasil pelas empresas Panpharma e Oncoprod (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2015 às 13h34.

São Paulo - A Celesio, uma das maiores distribuidoras mundiais de medicamentos, anunciou nesta segunda-feira que colocou à venda suas operações no Brasil, em uma estratégia em que a empresa aumentará foco em mercados e clientes europeus.

A companhia opera no Brasil pelas empresas Panpharma, que detém 15 por cento de participação do mercado de distribuição nacional de medicamentos, e a Oncoprod, voltada a medicamentos de alta complexidade.

A Celesio havia incluído a Panpharma em seu grupo em 2012 e completado a aquisição de 40 por cento da Oncoprod que ainda não possuía em agosto do ano passado.

"Esta decisão está alinhada à estratégia da Celesio de fortalecer sua posição de mercado na Europa", afirmou Marc Owen, presidente do Conselho de Administração da Celesio, em breve comunicado ao mercado.

Com a decisão, o presidente-executivo da Celesio no Brasil, Alexander Triebnigg, decidiu deixar a companhia. As operações brasileiras serão dirigidas interinamente por Gustavo Kotscho, Hanns Martin Lipp e Herminio Tavares.

Em 2014, a receita da divisão de soluções para farmácias da Celesio no Brasil caiu 4 por cento, a 1,68 bilhão de euros, segundo resultado anual da companhia alemã, que cita depreciação do real, impactos contábeis, lentidão no ritmo de reestruturação de negócios no país e consolidação de redes de farmácias como elemento de pressão sobre margens de lucro.

Acompanhe tudo sobre:VendasFarmáciasRemédios

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife