Negócios

Disputa entre Gradin e Odebrecht tem julgamento suspenso

A batalha é apontada como a maior disputa societária em curso no País

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2012 às 21h24.

Salvador - O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio de uma liminar expedida pela ministra Isabel Gallotti, suspendeu o julgamento, pela Justiça baiana, da disputa acionária envolvendo as famílias Odebrecht e Gradin, por 20,6% das ações do grupo Odebrecht, hoje pertencentes aos Gradin. A batalha é apontada como a maior disputa societária em curso no País.

A ministra acolheu medida cautelar apresentada pela Odebrecht em junho e determinou análise do caso, por parte do STJ, antes de o julgamento ter andamento. A próxima audiência do caso estava marcada para o dia 10, na 10ª Vara Cível de Salvador. Os advogados da família Gradin estudam entrar com um pedido de reconsideração, no próprio STJ, para que a audiência não seja adiada.

A disputa se arrasta desde dezembro de 2010, quando os Gradin, por meio de sua empresa, a Graal Participações Ltda., entraram na Justiça com pedido de arbitragem para evitar a venda de suas ações à controladora, que alega ter o direito de recompra da participação previsto no acordo de acionistas da empresa, firmado em 2001.

As audiências sobre o caso em Salvador começaram no fim de julho, depois de diversos adiamentos, e têm por objetivo definir de que forma a questão será conduzida pela Justiça, se por arbitragem, como querem os Gradin, ou por ação judicial comum, como preferem os Odebrecht.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasJustiçaNovonor (ex-Odebrecht)Sócios

Mais de Negócios

Ela não tinha creche para filho e agora capta US$ 10 milhões com solução para pais sem tempo

O tarifaço gerou uma demanda inesperada — e de milhões — para este negócio de luxo nos ares

Ele criou 1º aspirador de pó sem saco do mundo e fez fortuna de US$ 15 bi: ‘Diziam que eu era louco’

'O preço do açaí vai subir e vamos perder mercado', diz CEO da Frooty sobre tarifaço de Trump