Negócios

Disney assume controle da maior produtora de cinema da Índia

Grupo americano adquiriu o controle da UTV, que também é a maior produtora de TV do país; empresa indiana vai deixar a bolsa

A Disney não revelou os custos da aquisição

A Disney não revelou os custos da aquisição

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2012 às 16h38.

Nova York - A Walt Disney Company adquirirá uma participação que lhe permitirá assumir o controle da UTV, a maior produtora de cinema e televisão da Índia, para reafirmar sua posição no lucrativo mercado do país asiático.

A Disney não revelou os detalhes financeiros da operação, mas indicou em comunicado em seu site que os acionistas da UTV deram sinal verde e a empresa deixará de cotar na Bolsa de Mumbai.

O presidente da divisão internacional da empresa americana, Andy Bird, destacou que a compra 'aumentará o alcance e a presença de nossa marca em um mercado-chave onde poderemos oferecer uma ampla gama de conteúdo à segunda maior população do mundo'.

'A expectativa é que nossa classe média aumente de 50 milhões para 500 milhões de pessoas até 2025. Este mercado tem um enorme potencial', ressaltou o diretor-executivo da UTV, Ronnie Screwvala.

A Disney controlará desta maneira a maior produtora de cinema do país e distribuirá seus filmes e os de Bollywood para uma indústria cinematográfica que compete com Estados Unidos e China para ser a maior do mundo em volume de produções.

A UTV é a maior produtora de conteúdos para cinema e televisão na Índia, onde possui seis canais a cabo, e seus programas, longas-metragens e séries são transmitidos em outros 27 canais de 20 países da região.

A empresa asiática também comanda o negócio de jogos para telefones celulares e Internet no Sul da Ásia.

Após o anúncio da operação, as ações da Disney subiam hoje 1,75% na metade do pregão na Bolsa de Nova York, onde a empresa desvalorizou-se 0,75% nos últimos 12 meses. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDisneyEmpresasEmpresas americanasEntretenimentoFusões e AquisiçõesÍndiaServiços

Mais de Negócios

Lalamove cresce no Brasil como o 'Uber dos carretos' e tenta IPO em Hong Kong

Os melhores setores para criar uma startup em 2025

Ele começou o negócio de maneira improvisada em casa. Agora, capta R$ 125 milhões

Unicórnios brasileiros: quais startups valem mais de US$ 1 bilhão?