Negócios

Diretor da PSR é convidado para presidir EPE, diz fonte

O diretor da consultoria em energia PSR Luiz Barroso foi convidado para presidir a Empresa de Pesquisa Energética, dizem fontes


	Energia elétrica: atual presidente da EPE é Maurício Tolmasquim
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Energia elétrica: atual presidente da EPE é Maurício Tolmasquim (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2016 às 18h09.

Rio de Janeiro - O diretor da consultoria em energia PSR Luiz Barroso foi convidado para presidir a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, disse à Reuters uma fonte a par do assunto nesta quarta-feira.

O atual presidente da EPE é Maurício Tolmasquim, que comanda a instituição desde 2004, quando ela foi criada para atuar como um órgão de estudos e planejamento sobre a expansão da capacidade de geração e transmissão de energia.

Segundo a fonte, Barroso ainda não respondeu se aceitará o convite.

"Ele foi convidado... só não quer falar ainda se ele vai aceitar", disse a fonte, sob a condição de anonimato.

Nesta quarta-feira, após participar de evento que reúne algumas das principais autoridades e executivos do setor elétrico no Rio de Janeiro, Barroso disse a jornalistas que não comentaria o tema.

A saída de Tolmasquim da estatal é esperada a qualquer momento, devido à proximidade dele com a presidente afastada Dilma Rousseff e a gestão petista.

Durante o evento nesta quarta-feira, o presidente da EPE foi a única ausência entre os dirigentes das principais instituições e órgãos do setor elétrico. Participaram do encontro o novo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, além dos diretores gerais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Barroso é na PSR um braço direito do proprietário da consultoria, o engenheiro Mário Veiga, conhecido como "um papa do setor elétrico".

A PSR é a mais respeitada consultoria especializada no setor elétrico, já tendo prestado consultoria para diversos governos na área de energia, no Brasil e no exterior.

Se confirmado para o posto, Barroso seria mais um nome técnico para uma nova equipe do Ministério de Minas e Energia, que já conta com o secretário-executivo Paulo Pedrosa, um ex-diretor da Aneel.

Texto atualizado às 18h09

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaMinistério de Minas e Energia

Mais de Negócios

Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam