Negócios

Dia das Mães e dos Namorados devem puxar vendas da Natura no trimestre

Analistas esperam forte aumento da receita líquida nos resultados que serão divulgados nesta quarta-feira

Fábrica da Natura: vendas maiores com consultoras mais experientes (.)

Fábrica da Natura: vendas maiores com consultoras mais experientes (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

São Paulo - A temporada de balanços do segundo trimestre está começando, e a Natura será a primeira do setor de bens de consumo a divulgar seus números. O relatório está previsto para amanhã (21/7), após o fechamento do mercado. Para os analistas, este deve ser mais um trimestre de forte crescimento nas vendas da Natura. Em parte, a empresa será beneficiada pelo calendário, que contou com o Dia das Mães e dos Namorados. Além disso, o mercado espera que suas representantes de vendas tenham melhorado o desempenho no período.

As estimativas convergem para uma expansão da receita líquida de, pelo menos, 20% em relação ao segundo trimestre do ano passado. Em relatório assinado pela analista Julia Monteiro, a Brascan Corretora estima uma receita de 1,228 bilhão de reais. A cifra é próxima dos 1,243 bilhão de reais esperados pelas analistas Juliana Rozembaum e Francine Martins, que assinam o relatório da corretora do Itaú.

Para a Brascan, o faturamento deve ser sustentado "pela boa aceitação dos novos produtos lançados, com expansão das campanhas de marketing e, principalmente, pelo acréscimo nas vendas ocorrido nas datas comemorativas."

Força de vendas

Para o Itaú, outro fator determinante será a maior maturidade das consultoras de vendas - o que deve gerar melhores resultados neste trimestre. Em maio do ano passado, a Natura iniciou uma forte expansão de suas vendas diretas, ampliando o quadro de consultoras. Em 2008, elas somavam 850.000. Com a estratégia de investir em vendas diretas, a empresa encerrou o primeiro trimestre deste ano com 1,044 milhão de colaboradoras - 21% mais que no mesmo período de 2009.

"Sobretudo, a expansão da receita reflete a crescente experiência (e, portanto, vendas) das novas representantes, cuja base cresceu fortemente desde o início de 2009", afirma o relatório do Itaú.

Para a Brascan, o acúmulo de experiência das consultoras não será suficiente para fazer com que a média de vendas retornar aos patamares antigos. "Julgamos que a receita média por vendedora deve crescer em relação ao primeiro trimestre, porém, ainda aquém da média histórica."

Margens

Os analistas também esperam a diluição das despesas com pessoal e vendas, devido ao aumento das receitas e ao maior número de pedidos via internet. O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) projetado pela Brascan é de 304 milhões de reais, muito próximo dos 305 milhões estimados pelo Itaú. Com isso, a margem de ebitda esperada também é bem semelhante: 24,8% para a Brascan, e 24,5% para o Itaú.

A convergência de projeções chega também ao lucro líquido. A Brascan aguarda um montante de 178 milhões de reais, ante 177 milhões do Itaú. A crescente concorrência de marcas internacionais, como a Sephora, também não deve incomodar a Natura neste momento, segundo a Brascan.
 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasgestao-de-negociosindustria-de-cosmeticosIndústrias em geralNaturaResultadoVendas

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades