Deutsche Bank: operação pode ser a maior emissão de ações da Alemanha (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.
Frankfurt - O Deutsche Bank planeja levantar pelo menos 9,8 bilhões de euros (12,4 bilhões de dólares) para a aquisição da fatia restante do banco de varejo Deutsche Postbank, reduzindo assim sua dependência no setor de investimentos em meio a discussões para a aprovação de novas regras para o mercado.
A maior instituição financeira da Alemanha afirmou que pretende fazer uma oferta entre 24 e 25 euros por ação dos 70 por cento restantes do Postbank, o maior banco de varejo do país em número de clientes.
Para financiar a aquisição, o Deustche Bank espera emitir um total de 308,6 milhões de ações ordinárias ao preço preliminar de cerca de 31,8 euros por ação, informou o banco neste domingo.
Os papéis do Deutsche Bank fecharam a sessão de sexta-feira a 47,70 euros, após cair cerca de 5 por cento devido ao vazamento de informações sobre o possível aumento de capital. Já as ações do Postbank fecharam em alta de 4,8 por cento, a 27,03 euros.
Acionistas do Deutsche Bank poderão comprar uma nova ação para cada duas que já detêm. O período de direitos de subscrição começo em 22 de setembro, segundo a companhia.
Para consolidar o Postbank ainda este ano, o Deutsche Bank precisa reavaliar sua atual fatia de 29,95 por cento, que gerar cerca de 2,4 bilhões de euros no terceiro trimestre, segundo o banco.
O Deutsche Bank também irá lançar um processo de recompra de até 3,1 milhões de ações entre 13 e 16 de setembro.
Ao elevar seu capital pouco antes da aprovação das novas regras de capital da União Europeia, o Deutsche será uma das primeiras instituições financeiras a poder entrar nos mercados, a frente de concorrentes que ainda precisam levantar recursos.
Bancos centrais e reguladores globais se reuniam neste domingo para finalizar a nova regulamentação do mercado financeiro.
Para o Deutsche Bank, a operação marca o maior aumento de capital do mundo, e pode ser a maior emissão de ações da Alemanha desde a operação de 11 bilhões de euros da Deutsche Telekom em 1999, segundo dados da Thomson Reuters.
Em setembro de 2008, o Deutsche Bank anunciou a compra de quase 30 por cento do Postbank para ter acesso aos 14 milhões de clientes do banco de varejo. O antigo controlador do banco, Deutsche Post, ainda mantém 39,5 por cento do Postbank.