(Designed by/Freepik)
Content Writer
Publicado em 29 de abril de 2025 às 14h00.
Matt Orlic, cofundador e CEO da Qure, marca de tecnologia para cuidados com a pele, viveu um dos maiores testes de resiliência financeira ainda jovem, segundo uma reportagem publicada no Entrepreneur.
Aos 17 anos, teve seu primeiro contato com o empreendedorismo em uma empresa de coaching empresarial, ligando para centenas de empresas diariamente. Em pouco tempo, decidiu criar seu próprio negócio com apoio de um mentor e, aos 20 anos, já havia vendido sua primeira empresa para fundar outras.
A reviravolta em sua trajetória aconteceu aos 25 anos, quando seu maior cliente, o bilionário varejista Dick Smith, declarou falência, fazendo com que Orlic perdesse US$ 5 milhões da noite para o dia.
A perda expôs uma fragilidade comum em muitos negócios: a dependência excessiva de poucos clientes e a vulnerabilidade diante de mudanças de mercado. Diante do prejuízo, Orlic compreendeu a importância de reestruturar sua estratégia financeira e abraçar um modelo de negócio digital, menos dependente de intermediários.
"Perdi praticamente todo o negócio, perdi milhões de dólares em dinheiro", lembrou Orlic à Entrepreneur. A consciência de que estava à mercê de grandes varejistas o impulsionou a buscar maior controle sobre suas receitas, mostrando que a autonomia financeira é um dos pilares fundamentais para a sobrevivência e crescimento no mundo corporativo.
Ao lançar a Qure em 2022, Orlic colocou em prática lições cruciais de gestão financeira. Investiu pesado em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), evitando armadilhas de crescimento desordenado.
Além disso, concentrou-se em manter margens saudáveis e diversificar canais de venda, reduzindo riscos de dependência. Hoje, a marca projeta atingir US$ 50 milhões em receita até o final de 2025, com um portfólio que inclui desde máscaras de LED para rosto, pescoço e peito, até séruns e adesivos de microinfusão.
Não é raro ouvir histórias de empresas que faliram por erros de gestão financeira. Foi de olho nisso que EXAME e Saint Paul decidiram liberar (com exclusividade e por tempo limitado) mais uma edição do Pré-MBA em Finanças Corporativas.
O treinamento é voltado para quem deseja aprimorar a gestão financeira e se destacar num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, ao longo de quatro aulas virtuais, os participantes terão acesso a um conteúdo robusto, que inclui temas como análise financeira, planejamento estratégico e gestão de riscos.
Veja, abaixo, motivos para não ficar de fora dessa oportunidade imperdível.