Negócios

Dependência da Toyota dos EUA se aprofunda por emergentes

Expectativas são de que fortes vendas de sedans Camry e utilitários esportivos compensem fraqueza no Brasil, Tailândia e em outros mercados emergentes


	Toyota: companhia divulgou nesta terça-feira lucro operacional de 692,7 bilhões de ienes
 (Divulgação/Toyota)

Toyota: companhia divulgou nesta terça-feira lucro operacional de 692,7 bilhões de ienes (Divulgação/Toyota)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 12h41.

Tóquio - A dependência da Toyota em relação ao mercado norte-americano como motor para crescimento de lucro está se aprofundando este ano, mostrou a mais recente projeção da companhia, com expectativas de que fortes vendas de sedans Camry e utilitários esportivos compensem fraqueza no Brasil, Tailândia e em outros mercados emergentes.

A maior montadora de veículos do mundo em vendas, que segundo analistas pode ser ultrapassada este ano pela alemã Volkswagen, também disse que continuará a buscar a utilização da capacidade máxima de instalações existentes antes de investir em novas fábricas.

A Toyota divulgou nesta terça-feira lucro operacional de 692,7 bilhões de ienes (6,76 bilhões de dólares) para o período de abril a junho, uma alta de 4,4 por cento na comparação anual e o melhor trimestre já registrado pela empresa. O desempenho foi apoiado em sólidas vendas nos EUA, cortes de custos e um iene mais fraco.

O resultado superou estimativa média de lucro de 637,3 bilhões de ienes, segundo pesquisa com 13 analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S.

O lucro operacional na América do Norte subiu 45 por cento, para 149,7 bilhões de ienes, superando o desempenho da Ásia excluindo o Japão, que cresceu o lucro em 5,6 por cento, para 110,3 bilhões de ienes.

"As condições na Tailândia, Índia, Brasil e outros mercados emergentes são fracas", disse o diretor-gerente Koki Konishi em uma coletiva sobre os resultados.

"Mas estamos tentando o máximo para conseguir um adicional de 50 mil veículos fora do Japão para compensar parcialmente essa fraqueza, e para alcançar cerca de 2,3 milhões de veículos nos EUA", disse ele, se referindo às metas de vendas da Toyota no ano-calendário de 2014.

Para 2014, a Toyota reduziu a meta global de vendas para 10,22 milhões de unidades, uma redução de 110 mil veículos. O grupo Toyota inclui a Daihatsu Motor e Hino Motors.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasPaíses emergentesCarrosAutoindústriaVeículosMontadorasVendasToyota

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife