Negócios

Demanda de passageiros da Gol tem alta expressiva em janeiro

SÃO PAULO (Reuters) - A Gol registrou em janeiro um aumento de 32,1 por cento na demanda de passageiros sobre igual mês de 2009 e um avanço de 8,5 por cento na comparação com dezembro, informou a companhia aérea nesta sexta-feira. A empresa transportou 3,07 milhões de passageiros no mês passado ante 2,32 milhões em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.

SÃO PAULO (Reuters) - A Gol registrou em janeiro um aumento de 32,1 por cento na demanda de passageiros sobre igual mês de 2009 e um avanço de 8,5 por cento na comparação com dezembro, informou a companhia aérea nesta sexta-feira.

A Gol atribuiu a melhora na demanda em janeiro a um "efeito do melhor cenário econômico no Brasil e na América do Sul, principalmente sob o ponto de vista de confiança do consumidor".

A empresa também citou que aumento no número de passageiros transportados no exterior deve-se aos ajustes promovidos em sua malha com lançamento de voos para a região do Caribe.

Considerando apenas o mercado doméstico, a demanda da Gol cresceu 31,4 por cento na comparação anual e 5,3 por cento em relação a dezembro. No cenário internacional, os incrementos foram de 36,9 e de 35,3 por cento, respectivamente.

Enquanto isso, a capacidade total disponibilizada pelo grupo, que voa com as bandeiras Gol e Varig, cresceu num ritmo menor, avançando 16,8 por cento na comparação anual e 6,3 por cento quando confrontada com o último mês de 2009, para 3,94 milhões de lugares.

A taxa de ocupação total das aeronaves do grupo foi de 77,9 por cento no mês passado, contra 68,9 por cento em janeiro de 2009 e 76,3 por cento em dezembro.

Com relação ao preço das passagens cobradas no mês passado, a Gol afirmou que o medidor "yield" --que relaciona o que um passageiro paga por quilômetro voado-- "manteve ritmo de recuperação gradual e no mês de janeiro ficou acima dos 19 centavos de real". Em dezembro, a companhia também havia informado nível acima desse valor.

As ações da Gol exibiam queda de 0,69 por cento, para 22,89 reais, às 12h28. No mesmo horário, o Ibovespa recuava 0,81 por cento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

A voz está prestes a virar o novo ‘reconhecimento facial’. Conheça a startup brasileira por trás

Após perder 52 quilos, ele criou uma empresa de alimento saudável que hoje fatura R$ 500 milhões

Esta empresária catarinense faz R$ 100 milhões com uma farmácia de manipulação para pets

Companhia aérea do Líbano mantém voos e é considerada a 'mais corajosa do mundo'