Negócios

Demanda da Gol sobe 12,1% em janeiro ante dezembro

No mercado doméstico, a Gol teve crescimento de 10,3 por cento em comparação com dezembro

A taxa de ocupação total da companhia aérea ficou em 70,4 por cento no mês passado, 4,2 pontos percentuais a menos em relação a janeiro de 2011 (Divulgação)

A taxa de ocupação total da companhia aérea ficou em 70,4 por cento no mês passado, 4,2 pontos percentuais a menos em relação a janeiro de 2011 (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2012 às 21h40.

São Paulo - A Gol teve alta de 12,1 por cento na demanda total em janeiro sobre dezembro. Mas em relação a janeiro de 2011, houve queda de 3,6 por cento, informou a companhia aérea em comunicado ao mercado nesta sexta-feira.

O yield (valor médio pago por passageiro para voar um quilômetro) subiu 4 por cento em relação ao mesmo mês no ano passado, ficando entre 21,10 reais e 21,60 reais. Na comparação com dezembro, o yield ficou estável, de acordo com a companhia aérea.

Considerando a Webjet, a demanda total consolidada teve alta de 12,2 por cento ante dezembro, e queda de 1 por cento em relação ao mesmo mês no ano anterior.

A taxa de ocupação total da companhia aérea ficou em 70,4 por cento no mês passado, 4,2 pontos percentuais a menos em relação a janeiro de 2011.

Com a Webjet, a taxa passa para 71,7 por cento, o que representa alta de 5,5 pontos percentuais na comparação mensal, e queda de 3,6 por cento ante janeiro de 2011.

Demanda da Gol

No mercado doméstico, a Gol teve crescimento de 10,3 por cento em comparação com dezembro, por conta do maior volume de tráfego de passageiros no mercado nacional durante o período de férias escolares. Frente ao mesmo período em 2011, no entanto, o segmento teve queda de 1,8 por cento.


A taxa de ocupação doméstica da segunda maior companhia aérea do Brasil em participação de mercado em janeiro fechou em 70 por cento, queda de 6,2 pontos percentuais em relação ao mesmo mês no ano passado, e aumento de 4,6 pontos percentuais frente a dezembro.

Já a demanda internacional apresentou queda de 18,9 por cento em janeiro na comparação anual, mas registrou alta de 33,5 por cento sobre o mês imediatamente anterior.

Nessa linha, a taxa de ocupação cresceu 10,6 pontos percentuais, para 74,5 por cento frente a janeiro de 2011. Contra dezembro, a elevação ficou em 17,5 pontos.

Oferta da Gol

A Gol afirmou ainda que a oferta total aumentou 3,2 por cento na comparação mensal, "principalmente em função do período de férias escolares e da adição de oferta racional no mercado internacional". A empresa não informou a comparação anual da oferta.

A oferta no mercado internacional teve crescimento de 2,2 por cento, ante dezembro e de 6,9 por cento no doméstico.

A oferta internacional expandiu devido à adição de voos internacionais disponibilizados na alta estaçào para a República Dominicana.

Já no caso do doméstico, o crescimento da oferta foi ajudado pela alta produtividade das aeronaves, que apresentaram 13,5 horas diárias em voo em janeiro, contra 13,3 horas em dezembro.

Webjet

A Gol divulgou ainda que a Webjet, cuja aquisição foi anunciada pela empresa em julho do ano passado e concluída em outubro, por 70 milhões de reais, mais dívidas, teve demanda total elevada em 13,2 por cento ante dezembro, e em 19,5 por cento na comparação anual.

A taxa de ocupação da Webjet no primeiro mês de 2012 fechou em 80,5 por cento, praticamente estável frente igual período do ano passado e aumentando em 5,3 pontos percentuais o valor medido em dezembro.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporte

Mais de Negócios

Esta fintech cresce 400% ao ano e fatura R$ 20 milhões — e não tem nem app

São Paulo mais prática e inteligente? Descubra como a GoodStorage faz isso acontecer

EXCLUSIVO: Solar Coca-Cola vai investir R$ 1,5 bilhão no maior investimento de sua história

Na plantação de batata doce, agricultora se destaca como produtora e influencer