Negócios

De pequena farmácia a gigante da beleza, como O Boticário virou um fenômeno com R$ 30 bi em vendas

Fenômeno de vendas, Grupo Boticário aposta na estratégia de franquias para expandir seus negócios, que já somam mais de 4 mil lojas e presença em 40 países

O Boticário é a franquia mais presente em shopping centers do Brasil

O Boticário é a franquia mais presente em shopping centers do Brasil

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 16 de julho de 2024 às 14h27.

Última atualização em 16 de julho de 2024 às 14h28.

Dos acessórios inclusivos para pessoas com deficiência lançados no início de 2024 às collabs divertidas que viralizaram na internet – como a linha de produtos com cheiro de goma de mascar –, há uma expressão que resume o desempenho do Grupo Boticário nos últimos anos: inovação bem-sucedida.

E isso é mais do que apenas uma percepção do mercado. Os resultados financeiros também confirmam o êxito: foram R$ 30,8 bilhões em vendas entre 2022 e 2023 – um aumento de 30,5% em relação ao período anterior. 

O sucesso também se manifesta na presença física da marca. O Boticário é a franquia mais presente em shopping centers do Brasil, de acordo com um estudo da Associação Brasileira de Shopping Centers. A pesquisa mostra que a rede está presente em 76% dos estabelecimentos em operação no país.

Como abrir uma franquia de sucesso? Esse webinar gratuito revela o caminho para abrir um negócio com menos riscos. Garanta aqui sua vaga.

Mas, antes de se tornar uma franquia gigantesca do setor de beleza, o grupo foi uma modesta farmácia de manipulação na Rua Saldanha Marinho, em Curitiba, no Paraná. E é essa história que a EXAME te conta a seguir. Confira.

Nascia uma modesta farmácia de manipulação

Miguel Krigsner, fundador do O Boticário, tinha um sonho quando abriu sua primeira loja, em 1977: construir uma marca de beleza 100% brasileira, com produtos de alta qualidade, inspirados no amor e no cuidado com as pessoas.

E esse princípio guiou os negócios desde o começo. Logo nos primeiros anos de atividade, os produtos diferenciados e o atendimento personalizado chamaram a atenção dos consumidores. Em pouco tempo, a marca já acumulava fãs. Foi o sucesso quase imediato que permitiu a expansão dos negócios.

Em 1980, a empresa abriu sua primeira franquia em Brasília – foi a primeira loja em outro estado. Seis anos depois, em 1986, nasceu a unidade em Portugal – a primeira internacional. Esse foi o começo de uma estratégia crucial, que perdura até hoje e é uma das razões para o sucesso da marca: as franquias.

Webinar: aprenda como abrir e administrar sua própria franquia com especialistas no assunto; clique aqui e participe gratuitamente

O modelo (bem-sucedido) de franquias

É inegável que o modelo de franquias foi bastante positivo para a marca. Não à toa, essa estratégia tem sido um dos principais motores de crescimento da empresa, pois possibilita que ela alcance consumidores em todas as regiões do Brasil.

Mas ela também é positiva para os empreendedores, que podem usufruir do sucesso e da reputação da marca para abrir um negócio com mais segurança e menos riscos.

Franquias do O Boticário em números:

  • Mais de 4 mil lojas físicas
  • Presença em mais de 40 países
  • Líder de 2 dos maiores e-commerce de beleza do Brasil
  • Mais de 18 mil colaboradores diretos.

Quer abrir uma franquia? Em treinamento gratuito, Marcelo Cherto ensina como dar os primeiros passos sem correr riscos! Inscreva-se aqui

Mas como abrir uma franquia?

Para Marcelo Cherto, fundador da primeira consultoria de franquias da América Latina, o primeiro passo está na capacitação. Apesar de não ser necessário uma formação técnica ou acadêmica para abrir uma franquia, a atualização pode tornar os profissionais mais preparados para tocar o negócio.

De olho nisso, a EXAME apresenta um webinar exclusivo, virtual e totalmente gratuito que ensina como conquistar os melhores resultados (logo nos primeiros meses) com uma franquia em qualquer setor ou indústria.

"Essa aula gratuita vai orientar os participantes com o passo a passo necessário e as perguntas que precisam ser feitas para abrir uma franquia", diz Cherto.

QUERO ACOMPANHAR A MASTERCLASS COM MARCELO CHERTO

*Este conteúdo é apresentado pela Faculdade EXAME.

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Negócios

Imposto a pagar? Campanha da Osesp mostra como usar o dinheiro para apoiar a cultura

Uma pizzaria de SP cresce quase 300% ao ano mesmo atuando num dos mercados mais concorridos do mundo

Startup cria "programa de fidelidade" para criadores de conteúdo e times de futebol

Sem antenas, mas com wi-fi: esta startup chilena quer ser a "Netflix" da TV aberta