Negócios

Datora será sócia da Virgin Mobile no Brasil

Foi montado um grupo de trabalho conjunto, formado por profissionais das duas empresas, para desenvolver o plano de negócios ao longo dos próximos dois a quatro meses

Loja de celulares da Virgin Mobile, em Londres: planos de chegar ao Brasil em breve (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Loja de celulares da Virgin Mobile, em Londres: planos de chegar ao Brasil em breve (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 14h59.

São Paulo - A Virgin Mobile terá como sócia em sua operação no Brasil a Datora Telecom, mesma empresa sócia da Porto Seguro na iniciativa da seguradora como operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês).

A parceria poupará tempo e investimento para a Virgin Mobile em sua entrada no país. "Já temos contratos de tráfego com todas as operadoras fixas e móveis do Brasil; temos a experiência com a Porto Seguro na área de MVNOs; e sabemos integrar uma plataforma de MVNO aos sistemas de quaisquer operadoras", explica o CEO da Datora, Wilson Otero. E complementa: "Não seremos meros consultores da Virgin. Seremos sócios e vamos operar em conjunto." A participação acionária da Datora na sociedade não foi revelada.

Foi montado um grupo de trabalho conjunto, formado por profissionais das duas empresas, para desenvolver o plano de negócios ao longo dos próximos dois a quatro meses.

Segundo Otero, entre as decisões que precisam ser tomadas nessa fase de pré-implementação estão: a escolha da rede móvel a ser utilizada; a definição de uma plataforma para a integração com a operadora parceira; a decisão sobre usar a licença de MVNO da Datora ou solicitar uma nova junto à Anatel.

No caso da Porto Seguro Telecom, a operadora móvel parceira é a TIM e a plataforma foi fornecida pela Ericsson. Não necessariamente essas serão as mesmas escolhas para a Virgin.

A Virgin promete focar no público jovem, inicialmente com planos pré-pagos, conforme adiantou a este noticiário o chairman da companhia para América Latina, Phil Wallace. Questionado se o público jovem não seria um alvo muito amplo para uma MVNO, Otero, da Datora, explica que a Virgin não brigará por preço e que o objetivo será conquistar aqueles jovens que gostam de tecnologia e se interessam por conteúdos exclusivos.

A Virgin Mobile iniciará operação no Chile em março, usando a rede da Movistar, do grupo Telefónica. Na Colômbia, o lançamento é esperado para o segundo semestre. E a empresa já obteve licenças para atuar no Peru e no México.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasInternetTelecomunicaçõesVirginSócios

Mais de Negócios

20 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para abrir até o Natal

Os planos desta empresa para colocar um hotel de R$ 70 milhões do Hilton em Caraguatatuba

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife