EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.
Frankfurt - A montadora Daimler espera que a crescente demanda por modelos mais luxuosos da Mercedes-Benz resulte em lucro operacional de 6 bilhões de euros (7,8 bilhões de dólares) em 2010, o melhor resultado da montadora desde que a indústria automotiva atingiu seu pico três anos atrás.
Fabricantes de carros de luxo têm sido as principais beneficiadas pela retomada no mercado automotivo, e recentemente Mercedes e BMW elevaram suas previsões de lucros.
A alemã Daimler informou que seu fluxo de caixa livre estava em 2,5 bilhões de euros no segundo trimestre, enquanto o caixa líquido era de 9,4 bilhões de euros.
Nesta terça-feira, a Daimler afirmou que a principal contribuição para o lucro estimado de 6 bilhões de euros no ano virá dos negócios da Mercedes.
A montadora elevou a previsão de ganhos para a unidade Mercedes pela segunda vez este ano, para uma meta de lucro antes de juros e impostos (Ebit) de 4 bilhões de euros. Pouco mais da metade desse montante foi alcançado nos seis meses até junho.
Fortes vendas dos modelos E-Class e S-Class, menores descontos para promover vendas e forte recuperação da demanda liderada por China e Estados Unidos surpreenderam a administração conservadora da empresa, que estimava, no início deste ano, lucro de apenas 1,5 bilhão de euros para a Mercedes em 2010.
Com exceção do lucro operacional de 8,7 bilhões de euros apurado há três anos, a Daimler não registra Ebit de 6 bilhões de euros ou mais desde 2002.