Negócios

CSN e Usiminas reclamam de importações

Gerdau elogia redução do IPI e iniciativa do Plano Brasil Maior

Gerdau: Para André Gerdau, ainda é difícil avaliar se o Plano Brasil Maior é ou não suficiente (Gerdau)

Gerdau: Para André Gerdau, ainda é difícil avaliar se o Plano Brasil Maior é ou não suficiente (Gerdau)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 17h18.

São Paulo - No primeiro semestre, a entrada de aço importado no Brasil caiu 36,7% em relação ao mesmo semestre de 2010. Mas o total de aço contido em importações aumentou 28,8% - e chegou a 2,316 milhões de toneladas. O crescimento incomodou CSN e Usiminas.

"A importação direta no país não está estancada, é uma preocupação grande para o segundo semestre", disse o diretor comercial da CSN, Luis Fernando Martinez, em teleconferência de resultados realizada ontem. Para o executivo, com a crise o Brasil parece tornar-se a “única bola (da vez)” e a “tábua de salvação” de algumas multinacionais.

"Nos preocupa trabalhar pra reduzir a importação de aço e os produtos que tem aço continuarem crescendo", disse Wilson Brumer, diretor-presidente da Usiminas.O Brasil perdeu a condição de lugar competitivo em implantação de projetos de siderurgia, segundo Brumer.

Pacote do governo

O pacote de medidas Brasil Maior, anunciado nessa semana, foi considerado um passo inicial por André B. Gerdau, diretor-presidente da Gerdau. "Todas as iniciativas são positivas, mas é cedo para avaliar o real impacto, especialmente quando falamos do aço”, disse em teleconferência de resultados realizada hoje. Martinez, da CSN, foi mais enfático: "a direção é certa, mas a redução é tímida", disse.

Ontem, já foi publicada uma medida dentro do novo plano - o governo anunciou que irá reduzir a alíquota de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para as empresas fabricantes de veículos automotivos instaladas no Brasil até 31 de julho de 2016.

As medidas do Plano Brasil Maior são iniciais e devem se desdobrar – em ações como a redução do IPI, segundo André Gerdau. “Difícil avaliar se é ou não suficiente, não sabemos qual o impacto que terá nas cadeias”, disse. 

No segundo trimestre, a Gerdau registrou queda de 41% em seu lucro líquido (503 milhões de reais. A geração de caixa caiu. O lucro líquido da Usiminas caiu 62% em relação ao mesmo trimestre de 2010 (e foi de 157 milhões de reais). No período, o lucro da CSN foi 32% superior ao do mesmo período do ano passado – segundo analistas, o resultado da empresa foi impulsionado pela mineração. Os dados de importação de aço são do Aço Brasil/MDIC/SECEX.

Acompanhe tudo sobre:CSNEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas japonesasGerdauSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasUsiminas

Mais de Negócios

Fortuna de Elon Musk bate recorde após rali da Tesla

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024: conheça as vencedoras

Pinduoduo registra crescimento sólido em receita e lucro, mas ações caem

Empresa cresce num mercado bilionário que poupa até 50% o custo com aluguel