Negócios

Criatividade de funcionários é maior arma das grandes empresas

Sem aumentar muito o número de empregados, as grandes corporações americanas conseguiram aumentar seus lucros ao estimular os mais talentosos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 20h08.

Estimular o talento e a criatividade dos funcionários está rendendo frutos para as grandes empresas americanas, segundo a consultoria McKinsey. Entre 1994 e 2004, o lucro líquido das 2 000 maiores companhias dos Estados Unidos subiu de 570 bilhões de dólares para 1,393 trilhão. No mesmo período, o seleto grupo das megacorporações (as 150 maiores empresas americanas) elevou sua fatia nesse montante de 39% para 46%, sem que o número de funcionários avançasse na mesma proporção. Em 1994, o grupo respondia por 28% do 33,8 milhões de pessoas ocupadas pelas 2 000 maiores empresas. Há dois anos, a fatia passou para 29% de 59,6 milhões de funcionários.

Outra forma de compreender a importância dessas mudanças é verificar que, no período coberto pela pesquisa do McKinsey, o lucro líquido por empregado, nas megacorporações, subiu de 21 000 dólares para 64 000. De acordo com a consultoria, o que permitiu a essas megacorporações incrementar os ganhos sem onerar a folha de pagamento foi apostar nos bens intangíveis de toda companhia, representados pelo conhecimento das pessoas que lá atuam. Essas empresas também mudaram o modo como seus colaboradores trabalham, privilegiando a atuação em equipe. Historicamente, grandes companhias, como a General Motors e a Unilever, investiam em sua escala de produção para obter vantagens concretas, como ganhos de produtividade.

À medida que esse modelo de gestão se consolida, novos desafios surgem para as empresas. O principal é encontrar meios mais eficientes de gerir a colaboração entre as equipes. A pesquisa mostra, por exemplo, que, em aproximadamente 40% das grandes empresas, os executivos gastam de metade ao dia inteiro em respostas a consultas, sejam por e-mail, telefone ou outro canal.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Funcionários da PepsiCo Brasil fazem greve por fim da escala 6x1

Na Black Friday da Casas Bahia, celulares lideram buscas — e tem até por R$ 269

Como a Avell deu a volta por cima e teve o 'melhor ano de sua história'

A moda no fim de ano é "se mimar". E a Amazon está de olho nisto