Negócios

Crescimento do lucro de empresas estatais da China acelera

Empresas estatais não financeiras tiveram lucro combinado de 212,32 bilhões de dólares entre janeiro e julho, uma alta de 7,6%


	Fábrica de produtos eletrônicos em Shenzhen, China: empresas de eletrônicos, energia, petroquímicos e construção tiveram fortes crescimento nos lucros
 (Steve Jurvetson / Wikimedia Commons)

Fábrica de produtos eletrônicos em Shenzhen, China: empresas de eletrônicos, energia, petroquímicos e construção tiveram fortes crescimento nos lucros (Steve Jurvetson / Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 07h53.

Pequim - O crescimento anual no lucro das empresas estatais da China acelerou nos sete primeiros meses de 2013, mostraram dados oficiais nesta terça-feira, dando sinais de que a economia pode estar recuperando a força na segunda metade do ano.

Empresas estatais não financeiras tiveram lucro combinado de 1,3 trilhão de iuanes (212,32 bilhões de dólares) entre janeiro e julho, alta de 7,6 por cento sobre um ano antes, disse o Ministério das Finanças em um comunicado em seu site, sem especificar o tipo de lucro.

O crescimento do lucro acelerou ante a alta de 7 por cento nos seis primeiros meses do ano e de 6,5 por cento entre janeiro e maio.

O Ministério disse que empresas de eletrônicos, energia, petroquímicos e construção tiveram fortes crescimento nos lucros, enquanto as de metais não-ferrosos, químicos, carvão e transportes tiveram as maiores quedas nos ganhos.

Empresas controladas pelo governo central registraram um aumento anual de 14,9 por cento no lucro nos sete primeiros meses do ano. Já as companhias controladas por governos locais registram queda de 8,2 por cento nos lucros.

O ministério disse também que as receitas totais das empresas estatais subiram 10,6 por cento nos sete primeiros meses sobre um ano antes, enquanto os custos operacionais tiveram aumento de 11,6 por cento no mesmo período.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEmpresas estataisLucro

Mais de Negócios

Ela empreendeu em vez de prestar concurso. Hoje, a empresa dela movimenta R$ 320 milhões

Dia do Empreendedor: 8 livros recomendados por fundadores e CEOs de sucesso

Restaurante por quilo cresce com vendas online, aposta em IA e vira negócio milionário

Na Hope, peças mais acessíveis atraem novo público — e resultado histórico