Negócios

Crescimento de receita da Oracle fica abaixo de expectativas

Companhia informou que a receita no segundo trimestre foi afetada pelos ganhos do dólar, especialmente desde a eleição norte-americana

Oracle: receita do negócio de computação em nuvem e plataformas como serviços aumentou 81 por cento (Stephen Lam//Reuters)

Oracle: receita do negócio de computação em nuvem e plataformas como serviços aumentou 81 por cento (Stephen Lam//Reuters)

R

Reuters

Publicado em 16 de dezembro de 2016 às 10h22.

A receita ajustada da fabricante de softwares Oracle ficou abaixo das estimativas pela sétima vez nos últimos oito trimestres, mostrando que sua transição para as ofertas de computação em nuvem está levando mais tempo do que Wall Street esperava.

A Oracle, que obtém pouco mais da metade de sua receita fora dos Estados Unidos, informou que a receita no segundo trimestre foi afetada pelos ganhos do dólar, especialmente desde a eleição norte-americana, e perdas cambiais inesperadas na moeda egípcia.

Enquanto seu negócio principal de venda de licenças de softwares continua encolhendo, a Oracle tem fortalecido seu negócio de computação em nuvem, recentemente através das aquisição da NetSuite por 9,3 bilhões de dólares, para competir com rivais mais ágeis, como Workday e Salesforce.com.

A receita do negócio de computação em nuvem e plataformas como serviços da Oracle aumentou 81 por cento, para 878 milhões de dólares, ligeiramente abaixo do esperado. A receita total do negócio de computação em nuvem saltou 62 por cento, superando 1 bilhão de dólares em vendas trimestrais pela primeira vez.

"A Oracle ultrapassou agora a salesforce.com e se tornou a primeira em vendas de aplicativos SaaS em nuvem para clientes com mais de mil funcionários", disse o presidente-executivo da Oracle, Mark Hurd, em comunicado, citando a empresa de pesquisas de mercado IDC.

Ainda assim, a receita de computação em nuvem da Oracle correspondeu a um nono da receita total. Seu tradicional negócio de softwares, com margens mais altas, continua sofrendo, com a receita recuando mais que o esperado, 19,7 por cento, a 1,35 bilhão de dólares. A receita com hardware caiu 10 por cento, para cerca de 1 bilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:BalançosEmpresasLucroOracle

Mais de Negócios

Ele fatura R$ 500 milhões ao colocar Floripa na rota do luxo discreto

Black Friday tem maquininha com 88% de desconto e cashback na contratação de serviços

Início humilde, fortuna bilionária: o primeiro emprego dos mais ricos do mundo

A Lego tinha uma dívida de US$ 238 milhões – mas fugiu da falência com apenas uma nova estratégia