Negócios

Cosan cria empresa de logística em parceria com Rezende Barbosa

A Rumo, nova companhia, nascerá com capacidade para embarcar 8,5 milhões de toneladas de açúcar e grãos por ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Cosan intensificou seus investimentos na área de logística. Nesta sexta-feira (11/4), o grupo anunciou a criação de uma companhia de logística, a Rumo, em parceria com a Rezende Barbosa Administração e Participações. A empresa será especializada em açúcar e grãos, e será instalada no Porto de Santos, em São Paulo. A Rumo já nascerá com uma capacidade de armazenagem de 435.000 toneladas, e capacidade anual de embarque de 8,5 milhões de toneladas.

O acordo também envolveu a compra, pela Cosan, de 49% do Teaçu Armazéns Gerais, terminal portuário de açúcar localizado em Santos, e controlado pela Rezende Barbosa. O valor da aquisição foi de 119 milhões de reais.

O contrato prevê que os sócios transfiram seus ativos de logística para a Rumo. A Cosan repassará os ativos de sua controlada Cosan Portuária, além dos 49% do Teaçu que acabou de adquirir. Já a Rezende Barbosa repassará os 51% do capital remanescente da Teaçu.

Na composição final da participação dos sócios no capital da nova empresa, a Cosan ficará com 71,2% (por meio da Cosan Portuária), e a Rezende Barbosa, com 28,8%.

"A combinação dos ativos portuários e a sua operação unificada através da RUMO, além da exploração de outras iniciativas na movimentação e transporte de açúcar e grãos, gerem expressivas sinergias, permitindo à RUMO tornar-se uma das empresas mais competitivas no segmento de logística", afirmou a Cosan, em nota ao mercado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Quais são as maiores farmácias e perfumarias do Brasil? Veja quanto elas faturam

De aplicativo de idiomas a ativista ambiental: o que o marketing pode aprender com o Duolingo

Da venda de vinis ao comando de um império: a trajetória de liderança de um visionário

O truque que fez algumas empresas multiplicarem suas vendas em tempo recorde