Negócios

Coronavírus causa perdas de mais de US$ 4 bilhões para empresas aéreas

A agência das Nações Unidas informou que "70 companhias aéreas cancelaram todos os voos internacionais de e para a China"

Companhias aéreas: primeiro trimestre de 2020 registrou uma "redução de 39 a 41% na capacidade de passageiros" (Roman Becker / EyeEm/Getty Images)

Companhias aéreas: primeiro trimestre de 2020 registrou uma "redução de 39 a 41% na capacidade de passageiros" (Roman Becker / EyeEm/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 14 de fevereiro de 2020 às 06h15.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2020 às 06h15.

A epidemia do novo coronavírus causou "uma redução potencial entre quatro bilhões e cinco bilhões de dólares" em receitas para as companhias aéreas do mundo, anunciou na quinta-feira (14) a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

A agência das Nações Unidas informou que "70 companhias aéreas cancelaram todos os voos internacionais de e para a China" e "50 outras companhias aéreas reduziram suas atividades".

Isso provocou "uma redução de 80% na capacidade aérea estrangeira para viajantes de e para a China, bem como uma redução de 40% na capacidade aérea de companhias aéreas chinesas", segundo estimativas preliminares da ICAO.

O primeiro trimestre de 2020 registrou uma "redução de 39 a 41% na capacidade de passageiros, ou seja, uma redução de 16,4 a 19,6 milhões de passageiros em relação às previsões de companhias aéreas", destacou o comunicado da organização.

"Antes da epidemia (...) as companhias aéreas planejavam aumentar a capacidade em 9% nas conexões internacionais de e para a China no primeiro trimestre de 2020 em comparação a 2019", de acordo com a ICAO.

A China isolou o acesso a várias cidades e proibiu as viagens organizadas de seus cidadãos ao interior do país e ao exterior para tentar conter a epidemia que surgiu em Wuhan, capital da província de Hubei, e que já matou 1.483 pessoas e contaminou outras 64.600 no país.

Países como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos desaconselham qualquer viagem à China.

Acompanhe tudo sobre:companhias-aereasChinaCoronavírus

Mais de Negócios

Quais são as 10 maiores empresas do Paraná? Veja quanto elas faturam

Quais são os maiores negócios do Rio Grande do Sul? Veja quanto eles faturam

Bilionário 'em dificuldades' tem indenização de US$ 400 milhões por obras de arte danificadas negada

Quais são as maiores empresas de São Paulo? Veja ranking