Negócios

Copersucar eleva exportação de açúcar em 11% na safra 13/14

Total comercializado pela companhia no período deve somar 8,5 milhões de toneladas até o final de março

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2014 às 16h42.

São Paulo - A Copersucar, maior comercializadora global de açúcar e etanol, deve registrar um aumento de 11 por cento nas exportações do adoçante na safra 2013/14, para 6,8 milhões de toneladas, disse a companhia em comunicado nesta sexta-feira.

A safra de cana do centro-sul vai de abril ao final de março.

O total comercializado pela companhia no período deve somar 8,5 milhões de toneladas até o final de março, com alta de 10 por cento ante o ciclo anterior.

A exportação cresce apesar de o Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no porto de Santos, ter sido atingido por um incêndio em outubro último, disse a empresa em comunicado.

O incêndio paralisou temporariamente as operações em Santos. Depois os embarques foram retomados de maneira lenta e precária.

Esse terminal deve concluir a safra com uma queda de 20 por cento nos volumes embarcados, totalizando cerca de 4,1 milhões de toneladas, segundo a empresa.

A Copersucar também opera no porto de Paranaguá (PR), para onde parte de suas exportações foi redirecionada com o incêndio. A companhia também utilizou terminais de terceiros em Santos Os embarques, desde a retomada das operações do terminal de Santos, foram estimados em 700 mil toneladas de açúcar até o final de março.


"Os números marcam a retomada gradual de capacidade de embarque de açúcar no TAC, em paralelo às obras de reconstrução do local", disse.

Os embarques pelo terminal chegaram a 200 mil toneladas em fevereiro, e Copersucar prevê que devem atingir 250 mil toneladas de açúcar em março.

Pelo cronograma de reconstrução divulgado pela companhia, as fases seguintes incluem a recapacitação das moegas e a solução definitiva dos armazéns, com o crescimento gradual das capacidades de recepção e armazenagem, até a recuperação definitiva das condições originais.

A partir de maio, o terminal deverá operar com capacidade anualizada de 4 milhões de toneladas e deve voltar a operar em condições definitivas a partir de fevereiro de 2015, com capacidade anual de embarque de 10 milhões de toneladas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasComércioComércio exteriorExportaçõesCommoditiesacucarCopersucar

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett