Negócios

COP26: Kerry fala em progressos e maior senso de urgência na conferência

Kerry afirmou que o "senso de urgência" entre a comunidade internacional é maior nesta COP do que nas anteriores

COP: Sobre o comunicado final na conferência, o ex-senador americano disse que trabalha por um texto "forte" e "possível de ser implementado" (Yuri Gripas/Reuters/Reuters)

COP: Sobre o comunicado final na conferência, o ex-senador americano disse que trabalha por um texto "forte" e "possível de ser implementado" (Yuri Gripas/Reuters/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de novembro de 2021 às 10h51.

Última atualização em 5 de novembro de 2021 às 12h27.

O enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry, demonstrou otimismo, nesta sexta-feira, em relação aos "progressos reais" conquistados na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-26), que acontece desde o início da semana em Glasgow, na Escócia.

Em coletiva de imprensa, Kerry afirmou que o "senso de urgência" entre a comunidade internacional é maior nesta COP do que nas anteriores. Segundo ele, a maior parte dos países do G-20 tem planos reais para assegurar que o aumento da temperatura global seja limitado a 1,5 ºC em relação aos níveis pré-industriais, conforme meta estabelecida pelo Acordo de Paris.

Pelos cálculos da Agência Internacional de Energia (AIE), os planos anunciados pelos país até este momento devem manter o aquecimento do planeta em 1,8ºC. Kerry se disse "surpreso" com essa estimativa, mas ressaltou que o "trabalho ainda não está terminado".

Sobre o comunicado final da COP-26, o ex-senador americano disse que trabalha por um texto "forte" e "possível de ser implementado". Para ele, as metas climáticas são "alcançáveis", desde que o trabalho seja cumprido individualmente pelos países após a conferência.

O enviado especial afirmou ainda que defende uma avaliação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, na sigla em inglês) com frequência mais breve possível. Atualmente, essas metas são avaliadas a cada cinco anos.

Leia a cobertura completa da EXAME sobre a COP26

Acompanhe tudo sobre:COP26Estados Unidos (EUA)Exame na COP26

Mais de Negócios

Empresas criam rede colaborativa para impulsionar negócios no setor de comunicação

Ninho inaugura primeira loja física do mundo em aeroporto de SP

Dentro da Mastercard: por que o Brasil é peça-chave na revolução dos dados?

Esta startup está usando IA com a promessa de 'executar tarefas melhor do que os médicos'