Negócios

COP26: “EUA quer voltar a conversar”, diz ministro do Meio Ambiente

Americanos isolaram o Brasil das conversas sobre o clima, mas, nesta quarta-feira, o enviado especial da Casa Branca, John Kerry, visitou o estande do Brasil

John Kerry (à dir.) cumprimente o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, após encontro na COP26 (Rodrigo Caetano/Exame)

John Kerry (à dir.) cumprimente o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, após encontro na COP26 (Rodrigo Caetano/Exame)

RC

Rodrigo Caetano

Publicado em 10 de novembro de 2021 às 15h57.

Última atualização em 10 de novembro de 2021 às 17h11.

Os Estados Unidos estariam dispostos a retomar as conversas sobre clima, interrompidas desde que o presidente Joe Biden assumiu a Casa Branca. Nesta quarta-feira, 10, o enviado especial da Casa Branca para o clima, John Kerry, visitou o estande do Brasil na COP26 e conversou com o ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, chefe da delegação brasileira, por cerca de 50 minutos.

“Ele quer voltar a conversar”, afirmou Leite à EXAME, em breve entrevista ao final do dia. A reportagem apurou que o encontro foi uma iniciativa americana, e que a pauta ficou concentrada em conversas técnicas sobre como o Brasil poderá atingir suas metas.

Conheça o mais completo curso de formação executiva sobre ESG no Brasil.

O ministro já havia conversado com Kerry antes da COP, mas esse foi o primeiro encontro pessoal entre os dois. O americano, segundo diplomatas da delegação brasileira, sinalizou que os compromissos anunciados pelo Brasil na conferência motivaram a disposição em conversar.

Para Leite, trata-se de uma grande vitória. “Ele queria essa foto”, afirmou um CEO brasileiro que testemunhou o momento em que os dois deixaram a sala reservada no pavilhão brasileiro. Kerry e Leite saíram da conversa sem falar com a imprensa.

Nesta COP, o Brasil adotou uma postura diametralmente oposta à adotada em 2019, na COP25, em Madri. Na ocasião, sob comando do ex-ministro Ricardo Sales, o país foi apontado como o motivo para a falta de acordo sobre o artigo 6 do Acordo de Paris, principal pauta da COP26.

Leite afirmou na noite desta terça-feira, 9, -- e voltou a dizer na manhã desta quarta-feira, 10 -- que o Brasil está trabalhando de forma colaborativa para chegar a um consenso sobre a regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris, principal pauta da COP26, a Conferência do Clima da ONU, realizada em Glasgow, na Escócia.

EXAME na COP

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC) é um tratado internacional com o objetivo de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.

Uma das principais tarefas da COP é revisar as comunicações nacionais e os inventários de emissões apresentados por todos os países-membros e, com base nessas informações, avaliar os progressos feitos e as medidas a ser tomadas.

Para além disto, líderes empresariais, sociedade civil e mais, se unem para discutir suas participações no tema. Neste cenário, a EXAME atua como parceira oficial da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas.

Leia a cobertura completa da EXAME sobre a COP26

Acompanhe tudo sobre:COP26Exame na COP26

Mais de Negócios

Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam