Negócios

Na COP26, governos e empresas se comprometem com agricultura sustentável

No setor privado, 100 empresas se comprometeram a se tornar 'Positivas por Natureza'. Plano do Brasil também é destaque

Agricultura sustentável: governos e empresas se unem na COP26 (Syngenta/Divulgação)

Agricultura sustentável: governos e empresas se unem na COP26 (Syngenta/Divulgação)

Marina Filippe

Marina Filippe

Publicado em 6 de novembro de 2021 às 11h53.

Última atualização em 6 de novembro de 2021 às 11h53.

Na manhã deste sábado, 6, empresas e governos se reuniram na COP26, a Conferência das Partes, para discutir o uso da terra com gestão mais sustentável ao proteger e restaurar a  natureza e reformar o sistema alimentar e agrícola.

Neste momento, 26 nações estabeleceram novos compromissos para mudar políticas agrícolas, investir na ciência para uma agricultura sustentável e proteger os suprimentos de alimentos contra as mudanças climáticas.

Conheça o mais completo curso de formação executiva sobre ESG no Brasil.

Para isto, foi instituida puma agenda que tem compromissos como:

  • O plano do Brasil de dimensionar seu programa de cultivo de baixo carbono ABC + para 72 milhões de hectares, economizando 1 bilhão de toneladas de emissões até 2030
  • Os planos da Alemanha para reduzir as emissões do uso da terra em 25 milhões de toneladas até 2030
  • O objetivo do Reino Unido de envolver 75% dos agricultores em práticas de baixo carbono até 2030

O Reino Unido também anunciou financiamento de 500 milhões libras para apoiar a implementação do Roteiro de Florestas, Agricultura e Comércio de Commodities, na qual 28 países estão trabalhando juntos para proteger as florestas enquanto promovem o desenvolvimento e troca. 

Outros 65 milhões de libras buscam uma transição rural justa para ajudar os países em desenvolvimento a mudar suas políticas e práticas para uma agricultura e produção de alimentos mais sustentáveis. 

Os compromissos assumidos pelos países devem ajudar a implementar a Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso da Terra, que agora é endossada por 134 países, cobrindo 91% das florestas do mundo. O documento visa deter e reverter a perda florestal e a degradação da terra até 2030.

"Os compromissos assumidos hoje mostram que a natureza e o uso da terra estão sendo reconhecidos como essenciais para o cumprimento das metas do Acordo de Paris e contribuirão para enfrentar as crises da mudança climática e da perda de biodiversidade", diz Alok Sharma, presidente da COP26. 

Mudanças climáticas

Entre os anúncios, o Banco Mundial se compromete a investir 25 bilhões de dólares em financiamento climático anualmente até 2025 por meio de seu Plano de Ação Climática, incluindo um enfoque na agricultura e nos sistemas alimentares.  

No setor privado, quase 100 empresas de vários setores se comprometeram a se tornar 'Positivas por Natureza'. Elas devem, por exemplo, reduzir o impacto ambiental no clima e na perda da natureza ao garantir a rastreabilidade de seus insumos. 

EXAME na COP

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC) é um tratado internacional com o objetivo de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.

Uma das principais tarefas da COP é revisar as comunicações nacionais e os inventários de emissões apresentados por todos os países-membros e, com base nessas informações, avaliar os progressos feitos e as medidas a ser tomadas.

Para além disto, líderes empresariais, sociedade civil e mais, se unem para discutir suas participações no tema. Neste cenário, a EXAME atua como parceira oficial da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas.

Leia a cobertura completa da EXAME sobre a COP26

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaCOP26Exame na COP26

Mais de Negócios

Empresas criam rede colaborativa para impulsionar negócios no setor de comunicação

Ninho inaugura primeira loja física do mundo em aeroporto de SP

Dentro da Mastercard: por que o Brasil é peça-chave na revolução dos dados?

Esta startup está usando IA com a promessa de 'executar tarefas melhor do que os médicos'