Negócios

Controle da Alitalia por Air France-KLM é melhor solução

Governo italiano e os acionistas da Alitalia estão apostando que a Air France-KLM aumentará sua participação na empresa ante os atuais 25%


	Avião da Alitalia decolando: "A melhor solução seria deixar tudo para a Air France-KLM, mas isso depende de algumas condições", disse Gilberto Benetton
 (World Youth Day via Getty Images)

Avião da Alitalia decolando: "A melhor solução seria deixar tudo para a Air France-KLM, mas isso depende de algumas condições", disse Gilberto Benetton (World Youth Day via Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2013 às 09h43.

Milão - A melhor solução para resgatar a companhia aérea italiana em dificuldades Alitalia seria que o grupo franco-holandês Air France-KLM obtivesse uma participação majoritária sobre a empresa, mas apenas sob certas condições, disse na terça-feira um importante acionista da Alitalia.

O governo italiano e os acionistas da Alitalia estão apostando que a Air France-KLM aumentará sua participação na empresa ante os atuais 25 por cento, possivelmente até mesmo assumindo o controle da companhia.

"A melhor solução seria deixar tudo para a Air France-KLM, mas isso depende de algumas condições", disse Gilberto Benetton, que investe na Alitalia através da participação de 8,9 por cento do grupo Atlantia na companhia aérea. A Atlantia já declarou que estaria a disposta a sair da Alitalia.

Existem preocupações que qualquer acordo com a Air France-KLM entraria em conflito com as ambições da Itália de transformar Roma em um centro de transporte para voos intercontinentais. O controle pelo grupo franco-holandês poderia transformar a Alitalia em uma empresa regional, além de causar demissões.

Benetton disse estar confiante que um compromisso poderá ser alcançado, já que é improvável que a Air France-KLM deixe a Alitalia falir. O colapso da empresa deixaria seus concorrentes mais fortes em um mercado estratégico.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transporteAviaçãocompanhias-aereasEmpresas italianasFusões e Aquisiçõesacordos-empresariaisAlitalia

Mais de Negócios

Conheça os líderes brasileiros homenageados em noite de gala nos EUA

'Não se faz inovação sem povo', diz CEO de evento tech para 90 mil no Recife

Duralex: a marca dos pratos "inquebráveis" quebrou? Sim, mas não no Brasil; entenda

Quais são os 10 parques de diversão mais visitados da América Latina — 2 deles são brasileiros