Negócios

Contraproposta da Petrobras não agrada e funcionários podem entrar em greve

Segundo a FUP, estatal não garante o direito à vida de seus empregados e paralisação por tempo indeterminado pode começar na próxima semana

Plataforma da Petrobras: greve pode começar a partir da próxima semana (Bruno Veiga/Divulgação)

Plataforma da Petrobras: greve pode começar a partir da próxima semana (Bruno Veiga/Divulgação)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 16 de novembro de 2011 às 08h12.

São Paulo - Na última segunda-feira, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) recebeu uma segunda contraproposta da Petrobras para evitar que os funcionários da estatal cruzem os braços, mas, de acordo com a FUP, a companhia continua sem avançar de forma significativa no ponto que garante mais segurança de trabalho aos empregados.

Caso a nova proposta não agradasse, os funcionários da Petrobras entrariam em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira, mas o prazo foi estendido até a terça-feira da próxima semana, quando os sindicatos da categoria voltam a se reunir.

Segundo a FUP, a Petrobras não está respeitando o direito à vida dos seus trabalhadores. Reivindicações como a participação dos sindicatos nas reuniões da CIPAs e das comissões de apuração de acidentes não foram respondidas pela Petrobras.

Na semana passada, a estatal apresentou à FUP proposta com reajuste de 10,71% na remuneração mínima por nível, que corresponde a ganho real de 3,25%, abono de 100% de remuneração bruta ou piso de 6.000 reais, mas não houve consenso.
 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleogestao-de-negociosLiderançaEficiênciaEstratégiaTreinamentoGrevesTransparênciaIneficiência

Mais de Negócios

Ford faz recall de quase 500 mil veículos nos EUA por risco de vazamento de fluido de freio

Fabricante do refrigerante catarinense Max Laranjinha completa 100 anos e amplia linha de bebidas

Quais são os maiores supermercados do Rio de Janeiro? Veja quanto eles faturam

DeepSeek, Duolingo e Anthropic: fundadores entram para clube dos bilionários