Negócios

Conselho de administração da Fosfertil aprova união com Bunge

Proposta agora seguirá para assembléia de acionistas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

O Conselho de Administração da Fosfertil, fornecedora de produtos fosfatados e nitrogenados, aprovou a proposta de união com a Bunge Fertilizantes, líder no varejo de fertilizantes no Brasil. Agora o projeto será apreciado por acionistas no próximo dia 23 de janeiro.

Dos nove conselheiros da Fosfertil que votaram, dois rejeitaram a união com a Bunge - um representante da Fertibras e outro dos funcionários da empresa. Recém-adquirida pela norueguesa Yara, a Fertibras atua na mistura e comercialização de fertilizantes e tem participação de 15,3% na Fosfertil, seja direta ou indiretamente - a Fertibras possui 5% do capital da Fosfertil e 13% da Fertifos, holding que possui 81,5% da Fosfertil.

Segundo a Fosfertil, a união com a Bunge Fertilizantes criará uma companhia com faturamento de 5,8 bilhões de dólares. A operação deve gerar sinergias de 45 a 60 milhões de dólares por ano. A reestruturação prevista exigirá a conversão de todas as ações preferenciais da Fosfertil em ordinárias, e transformará a Bunge Fertilizantes em subsidiária da Fosfertil.

Após a operação, a Fosfertil continuará como companhia aberta, sob controle da Bunge Brasil Holdings, que deterá 43,43% do capital na nova empresa. Hoje a Bunge possui 12,2% do capital da Fosfertil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

O CEO que acorda às 3h29, treina por 1h30 e encara um banho de gelo todos os dias

Stanley: como marca centenária conquistou a Gen Z e agora tem R$ 4 bi de receita

Morango do amor: hype do TikTok turbina as vendas dessas empresárias — e depois?

'Com a taxa de 50%, não vamos conseguir sobreviver nos EUA', diz CEO da Ecosmetics