Negócios

Conselho aprova plano de resgate do banco Dexia

Os governos da Bélgica, da França e de Luxemburgo fecharam acordo sobre um plano de três partes com o conselho do banco

O plano inclui a nacionalização da unidade belga do Dexia (Dirk Waem/AFP)

O plano inclui a nacionalização da unidade belga do Dexia (Dirk Waem/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2011 às 06h31.

Paris - O conselho de administração do combalido banco franco-belga Dexia aprovou na manhã desta segunda-feira o plano de resgate negociado pelos governos da Bélgica, da França e de Luxemburgo, que inclui a venda da unidade belga por 4 bilhões de euros para o governo da Bélgica e uma garantia de 90 bilhões de euros sobre seu financiamento pelos próximos dez anos.

Os três governos e o conselho do banco fecharam acordo sobre um plano de três partes, que inclui a nacionalização da unidade belga, o projeto de associar a unidade de finanças públicas locais do Dexia na França à instituição financeira estatal francesa Caisse des Depots et Consignations (CDC) e ao Banque Postale (braço bancário do serviço estatal de correios) e a venda da unidade de Luxemburgo a um grupo de investidores que inclui o governo de Luxemburgo, segundo um comunicado do conselho do Dexia.

Os três governos também concordaram em conceder ao Dexia um financiamento garantido de até 90 bilhões de euros. A Bélgica cobrirá 60,5% da garantia; a França, 36,5% e Luxemburgo, 3%.

"A concessão desta garantia de financiamento e a execução das três operações vão fortalecer a segurança dos depósitos, dar uma margem de manobra para o grupo Dexia em termos de liquidez e reduzir sua exposição", afirmou o primeiro-ministro da França, François Fillon, em um comunicado. Ele acrescentou que o plano de resgate do banco será enviado para a aprovação da Comissão Europeia. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:BancosBélgicaEuropaFinançasFrançaNegociaçõesPaíses ricos

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares