Negócios

ConocoPhillips diz que ganhou arbitragem sobre expropriação

Painel de arbitragem do Banco Mundial decidiu que a Venezuela expropriou ilegalmente investimentos petrolíferos da empresa em 2007


	Plataforma de petróleo: projetos da ConocoPhillips de óleo pesado Petrozuata e Hamaca e o desenvolvimento marítimo CoroCoro foram expropriados durante o governo de Hugo Chávez
 (Getty Images)

Plataforma de petróleo: projetos da ConocoPhillips de óleo pesado Petrozuata e Hamaca e o desenvolvimento marítimo CoroCoro foram expropriados durante o governo de Hugo Chávez (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2013 às 14h54.

Houston - A ConocoPhillips disse nesta quarta-feira que um painel de arbitragem do Banco Mundial decidiu que a Venezuela expropriou ilegalmente investimentos petrolíferos da empresa em 2007.

Os projetos da ConocoPhillips de óleo pesado Petrozuata e Hamaca e o desenvolvimento marítimo CoroCoro foram expropriados durante o governo do falecido presidente Hugo Chávez.

A empresa disse que o processo de arbitragem do Centro Internacional de Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI, na sigla em espanhol) vai levar algum tempo para determinar a compensação.

O Simmons & Co., banco de investimentos em energia sediado em Houston, disse que era muito cedo para saber se a ConocoPhillips poderá cobrar qualquer pagamento.

A determinação da remuneração final pode demorar um ou dois anos, seguida por um processo de anulação que poderia durar até dois anos, disse Simmons.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoAmérica LatinaVenezuelaEnergiaBanco Mundial

Mais de Negócios

30 franquias baratas a partir de R$ 9.999 para empreender com alimentação

A tecnologia brasileira que conquistou a Itália — e agora cresce em dobro

Cacau Show termina obra da maior montanha-russa da América Latina

Ele começou com um jornal em Paraisópolis. Hoje, conecta marcas a mais de 300 favelas