Negócios

Conheça Etihad, aérea de Abu Dhabi que quer comprar Alitalia

Companhia italiana esteve à beira da falência em 2013 e linha dos Emirados Árabes aproveita o momento para continuar seus planos de expansão


	Avião da Etihad Airways: companhia nacional dos Emirados Árabes Unidos quer comprar parte da Alitalia
 (Patrick Riviere/Getty Images)

Avião da Etihad Airways: companhia nacional dos Emirados Árabes Unidos quer comprar parte da Alitalia (Patrick Riviere/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2014 às 13h26.

São Paulo – A Etihad Airways, de Abu Dhabi, afirmou no início desta semana que pretende comprar até 49% da Alitalia, caso suas exigências sejam cumpridas.

O valor da possível transação não foi divulgado, mas seria o suficiente para tirar a companhia aérea italiana do sufoco.

Em dezembro de 2013, ela só não declarou falência porque recebeu 500 milhões de euros de socorro, divididos entre linhas de crédito e injeções de acionistas. O cenário, porém, não parece assustar a companhia dos Emirados Árabes.

Com apenas 11 anos de existência, a Etihad tornou-se a empresa aérea que expandiu mais rápido na história da aviação mundial.

De 2012 para 2013, por exemplo, sua receita cresceu 27%, para 6,1 bilhões de dólares, seu lucro líquido 48%, para 62 milhões, e o número total de passageiros transportados, 12%, para 11,5 milhões de pessoas. Muitos atribuem o sucesso de crescimento à aposta no alto luxo, que tem ofertas escassas.

Hoje, ela opera 95 aeronaves em mais de 1.400 voos por semana para 103 destinos diferentes, incluindo, desde junho de 2013, o Brasil. Ao que tudo indica, seus planos de crescimento estão longe de parar por aí.

No ano passado, durante o Dubai Air Show, ela anunciou a compra de 80 aviões de grande porte, com capacidade para até 850 passageiros, e mais 53 outras aeronaves, a serem entregues nos próximos 10 anos.

Além da própria empresa, a Etihad possui participações em sete outras companhias aéreas, como a Virgin Australia, a Air Seichelles e a Jet Airways, que opera na Índia.

A palavra “etihad”, em árabe, significa “união”. A compra de 49% da Alitalia, que ainda deverá ser aprovada pela União Europeia, só unirá mais uma companhia ao já enorme império da aérea dos Emirados Árabes. 

Acompanhe tudo sobre:AlitaliaAviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas italianasEtihadFusões e AquisiçõesSetor de transporte

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares