Marcos Palmeira em sua fazenda: produção 100% orgânica. (Vale das Palmeiras/Reprodução)
Da Redação
Publicado em 23 de agosto de 2022 às 08h00.
Última atualização em 23 de agosto de 2022 às 14h01.
O queijo minas frescal da fazenda Vale das Palmeiras, em Teresópolis, região serrana do Rio, recebeu este ano o prêmio ouro no Guia de Queijo, sendo eleito um dos melhores do Brasil, em uma avaliação que contou com mais de 120 queijos concorrentes, vindos de 18 estados brasileiros.
A fazenda pertence ao ator Marcos Palmeira. No ar como o protagonista Zé Leôncio, de Pantanal, ele divide seu tempo entre os estúdios de TV e os negócios no campo.
Por lá, toda a produção é orgânica, com certificação desde 1997, e acontece da maneira mais sustentável possível.
O portfólio da marca Vale das Palmeiras, é composto de uma variedade de laticínios (leite, queijos e iogurtes), e também mel, café e até chocolate – tudo livre de zoonoses, resíduos químicos e biológicos ou insumos sintéticos.
Os laticínios são 100% produzidos na fazenda; o chocolate usa matéria-prima vinda da propriedade da família na Bahia; e o mel e o café contam com a parceria de outros produtores.
Os produtos são vendidos na cidade do Rio, em Teresópolis, Petrópolis, Niterói, Cabo Frio, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.
Paralelamente, há ainda o cultivo de hortaliças de forma agroecológica.
O artista e produtor rural comprou as terras há mais de 20 anos, realizando um sonho antigo ligado às origens do avô. Na época, existia uma pequena produção tradicional de vegetais e a área estava bem degradada.
Com um plano de recuperação, foram cercadas as nascentes, a reserva legal e as áreas de preservação permanente. Com isso, a vegetação nativa foi se refazendo naturalmente. “Hoje somos uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, onde o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza”, diz, orgulhoso, o ator.
A fazenda de 200 hectares também é um local de aprendizagem. Uma das frentes é a parceria com a Embrapa, no projeto Balde Cheio, que tem como objetivo capacitar profissionais rurais por meio de técnicas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais.
São oferecidos também cursos de produção de queijos, pães de fermentação natural e outras práticas. Confira, a seguir, algumas fotos da fazenda.
A última novidade da fazenda é o projeto de reflorestamento da propriedade, que está sendo realizado em parceria com o ITPA (Instituto Terra de Preservação Ambiental). “A organização que mais recuperou a Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro agora vai recuperar a nossa fazenda!”, contou o artista.
Além das duas RPPNs da propriedade, agora serão mais de 1,3 milhão de metros quadrados recuperados, com o plantio de cerca de 200 mil espécies nativas da Mata Atlântica, como jussara, jequitibá, aroeira e pau ferro.No vídeo a seguir, o ator conta mais detalhes sobre essa novidade, num momento da vida dele em que a arte imita a vida.