Negócios

Conheça a outra Vivo que também tem patrocínio na Copa do Catar

Criada em 2009, empresa é a líder de vendas de smartphones no mercado chinês

Em 2017, a Vivo fechou um contrato de seis anos com a Fifa, compreendendo os mundiais da Rússia e do Catar (Michael Dalder/Reuters)

Em 2017, a Vivo fechou um contrato de seis anos com a Fifa, compreendendo os mundiais da Rússia e do Catar (Michael Dalder/Reuters)

O nome de uma marca muito conhecida do público brasileiro aparece nos painéis de publicidade ao redor dos campos de futebol da Copa do Catar: Vivo. Apesar disso, a empresa patrocinadora das edições dos jogos não é a brasileira, e sim uma companhia homônima e que atualmente é a maior fabricante de smartphones da China.

É a segunda vez que a marca patrocina a Copa do mundo. Em 2017, a fabricante assinou um contrato de seis anos com a Fifa, o que incluía o patrocínio os jogos da Rússia e do Catar, a Copa das Confederações de 2017 e a Copa das Nações Árabes.

O investimento nos jogos foi feito como parte da estratégia de internacionalização da empresa, iniciado em 2014. Atualmente, a empresa está presente em:

  • Mais de 60 países
  • Tem mais de 400 milhões de usuários ativos com os seus smartphones

Como a Vivo surgiu

A Vivo asiática é irmã de outras marcas mais conhecidas aqui, como a Oppo e a Realme. Todas elas são subsidiárias da BBK Electronics, um dos maiores grupos de tecnologia da China fundado pelo bilionário Duan Yongping em 1995.

Antes de fundar a BBK, o empresário, engenheiro eletricista de formação, criou a Subor, 1989, uma empresa de eletrônicos conhecida por fazer um modelo similar ao aparelho Famicom da Nintendo.

Ele deixou a companhia em 1995 para investir no novo negócio, com foco inicial no mercado de DVDs. Ao longo do tempo, foi mudando o modelo de negócios e adequando o grupo às transformações tecnológicas.

A Oppo, por exemplo, chega ao mercado em 2004 com reprodutores de mídia e só em 2008 começa a apresentar os seus primeiros smartphones.

Em 2009, o BBK lança a Vivo e coloca Shen Wei como presidente e CEO da companhia. Antes, Wei era o responsável por comandar a unidade de smartphones da BBK.

No começo, tanto Vivo quanto Oppo eram ridicularizadas como imitações baratas da Apple. Tempos depois, começaram a ganhar mercado na China e se tornaram uma força contra a expansão da americana no país.

Em uma das poucas entrevistas que deu, Yongping disse à Bloomberg em 2016 que a fabricante liderada por Tim Cook não tinha se adequado à concorrência local. "A Apple não conseguiu ganhar de nós na China porque até eles têm defeitos”.

Conhecido por sua discrição, o empreendedor tem uma fortuna avaliada em US$ 1,4 bilhão, segundo a Hurun China List, um índice que cataloga os mais ricos no país.

Qual a relevância da companhia

Desde o primeiro trimestre de 2021, segundo dados da consultoria Counterpoint, a Vivo é líder de vendas na China. Encerrou o terceiro trimestre deste ano com 19,9% das vendas. Globalmente, a marca ocupa a quinta colocação com 9% de participação. 

O rápido crescimento em pouco mais de uma década é atribuído à capacidade que a Vivo demonstra de produzir smartphones com componentes que oferecem melhor desempenho por um preço mais acessível do que os seus concorrentes.

Recentemente, ainda segundo a Counterpoint, a empresa pulou da quinta para a segunda colocação no segmento de aparelhos premium na China, saindo de 6% para 13% de participação – a primeira posição é da Apple com 46%.

E as campanhas da Vivo brasileira

Apesar de não ser a patrocinadora do Copa do Mundo, a operadora brasileira de telefonia também vai aproveitar os jogos. Ela patrocina a Seleção Brasileira de Futebol, razão pela qual pode desenvolver ações usando a competição como pano de fundo em suas estratégias de comunicação.

Uma iniciativa recém-lançada foi o "Cropped do Hexa", uma brincadeira com o meme “Reage, bota um cropped”

Por sua vez, a Claro, concorrente direta da Vivo, é apoiadora oficial da Copa. Adquiriu a cota como “regional supporter”.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:VivoCopa do MundoSeleção Brasileira de Futebol

Mais de Negócios

Milhares de pacotes com camarão são recolhidos de supermercados nos EUA por risco de contaminação

Últimos dias para se inscrever no Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2025

Startups estão fracassando por excesso de investimento, mostra pesquisa de Harvard

CEO da Nvidia chega a fortuna de US$ 142 bilhões e ameaça posição de Warren Buffett