Negócios

Conab vê recuo de até 27,8% da área plantada de algodão

O resultado faz parte do segundo levantamento de intenção de plantio para a safra 2012/13, divulgado nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)


	Algodão: o Estado do Mato Grosso, líder na produção, apresenta recuo de 21,0% no ponto médio
 (Wikimedia Commons)

Algodão: o Estado do Mato Grosso, líder na produção, apresenta recuo de 21,0% no ponto médio (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 10h25.

São Paulo - A área a ser cultivada com algodão no País na safra 2012/13 deve diminuir entre 20,6% e 27,8% em relação ao período anterior, para entre 1.005,8 mil e 1.106,2 mil hectares.

O resultado faz parte do segundo levantamento de intenção de plantio para a safra 2012/13, divulgado nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo a Conab, o fraco desempenho pode ser atribuído, entre outros fatores, "às baixas cotações do produto nos mercados interno e externo, aos favoráveis níveis de preços das commodities concorrentes (milho e soja), notadamente na Região Centro-Sul e, sobretudo, à forte elevação dos custos de produção".

O Estado do Mato Grosso, líder na produção, apresenta recuo de 21,0% no ponto médio, diminuindo a área para 573,3 mil hectares ante 725,7 mil hectares cultivados na safra anterior. O Estado da Bahia, segundo na produção nacional, aparece na pesquisa reduzindo a área cultivada em 29% no ponto médio, para 121,1 mil hectares.

A produção nacional de algodão em pluma deve cair para entre 1.477,1 mil (-21,3% ante a safra passada) e 1.624,5 mil toneladas (-13,5%).

Arroz

O plantio do arroz, informa a Conab, segue em ritmo acelerado nos dois principais Estados produtores - Rio Grande do Sul e Santa Catarina - , que, juntos, cultivam aproximadamente 45% da área com o cereal, e uma produção que em determinados anos atinge 70% da safra nacional.

Neste segundo levantamento de intenção de plantio, a estimativa de produção para a próxima safra nacional de arroz está entre 11,5 milhões e 11,7 milhões de toneladas, ou seja, uma produção praticamente idêntica à do ano passado, em uma área que decresce no intervalo entre 3,3% e 1,6%.

Acompanhe tudo sobre:AlgodãoConabEmpresas estataisMinistério da Agricultura e PecuáriaSafras agrícolas

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares