Negócios

Como Tory Burch se tornou a mais nova bilionária da Forbes

Dona da grife que leva o seu nome, a americana é a segunda mulher mais jovem a conquistar uma fortuna por conta própria

Tory Burch: mais uma mulher a fazer fortuna por conta própria (Theo Wargo/Getty Images)

Tory Burch: mais uma mulher a fazer fortuna por conta própria (Theo Wargo/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2013 às 16h26.

São Paulo – Depois da estreia de Sara Blakely, a fundadora da Spanx, na lista de bilionários da Forbes no ano passado, outra beldade deve engrossar a lista. Trata-se de Tory Burch, designer americana que fez fortuna com a grife que leva o seu nome.

A Forbes avalia a fortuna de Tory em 1 bilhão de dólares. Com 46 anos, ela é a segunda mulher mais jovem da lista a fazer fortuna sozinha – e não por herança de pais ou maridos ricos. A mais jovem nesta situação é Sara Blakely, com 41 anos.

Tory iniciou sua carreira em 2004, com produtos desenhados na cozinha de sua casa. A primeira peça de sucesso foi uma túnica que se tornou objeto de sucesso de mulheres de bom gosto – e daquelas que aspiravam status semelhante.

Passo do sucesso

O produto que mudaria o porte de sua empresa, a Tory Burch LLC, foi lançado em 2006: uma linha de sapatilhas coloridas de couro, batizada de Reva, e vendida a 195 dólares. O impulso definitivo, porém, ocorreu em 2010, quando a apresentadora superstar Oprah Winfrey incluiu as sapatilhas na sua tradicional lista de produtos favoritos.

O último degrau para Tory se tornar uma bilionária foi vencido no primeiro dia de 2013, quando ela e seu ex-marido, Cris Burch, anunciaram um acordo para encerrar uma série de disputas judiciais que impediam a abertura de capital da Tory Burch LLC.

Cris concordou em vender a fatia de 28,3% que ainda possuía da empresa da ex-mulher a fundos de investimento. Embora o valor não tenha sido divulgado, uma empresa de análise, a PrivCo, afirma ter obtido o memorando do negócio, que avalia a companhia em 3,25 bilhões de dólares.

Com base nesta estimativa, a Forbes fez suas próprias contas e comparou a empresa de Tory a concorrentes, para concluir que o seu valor é 3,5 bilhões de dólares. Com isso, a fatia de 28,3% de Tory na empresa que fundou seria avaliada em 1 bilhão de dólares – o que lhe garantirá um passe para o clube das pessoas mais ricas do mundo, segundo a Forbes.

Acompanhe tudo sobre:BilionáriosEmpresasListasListas da ForbesRankings

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares