Negócios

Como Tory Burch se tornou a mais nova bilionária da Forbes

Dona da grife que leva o seu nome, a americana é a segunda mulher mais jovem a conquistar uma fortuna por conta própria

Tory Burch: mais uma mulher a fazer fortuna por conta própria (Theo Wargo/Getty Images)

Tory Burch: mais uma mulher a fazer fortuna por conta própria (Theo Wargo/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2013 às 16h26.

São Paulo – Depois da estreia de Sara Blakely, a fundadora da Spanx, na lista de bilionários da Forbes no ano passado, outra beldade deve engrossar a lista. Trata-se de Tory Burch, designer americana que fez fortuna com a grife que leva o seu nome.

A Forbes avalia a fortuna de Tory em 1 bilhão de dólares. Com 46 anos, ela é a segunda mulher mais jovem da lista a fazer fortuna sozinha – e não por herança de pais ou maridos ricos. A mais jovem nesta situação é Sara Blakely, com 41 anos.

Tory iniciou sua carreira em 2004, com produtos desenhados na cozinha de sua casa. A primeira peça de sucesso foi uma túnica que se tornou objeto de sucesso de mulheres de bom gosto – e daquelas que aspiravam status semelhante.

Passo do sucesso

O produto que mudaria o porte de sua empresa, a Tory Burch LLC, foi lançado em 2006: uma linha de sapatilhas coloridas de couro, batizada de Reva, e vendida a 195 dólares. O impulso definitivo, porém, ocorreu em 2010, quando a apresentadora superstar Oprah Winfrey incluiu as sapatilhas na sua tradicional lista de produtos favoritos.

O último degrau para Tory se tornar uma bilionária foi vencido no primeiro dia de 2013, quando ela e seu ex-marido, Cris Burch, anunciaram um acordo para encerrar uma série de disputas judiciais que impediam a abertura de capital da Tory Burch LLC.

Cris concordou em vender a fatia de 28,3% que ainda possuía da empresa da ex-mulher a fundos de investimento. Embora o valor não tenha sido divulgado, uma empresa de análise, a PrivCo, afirma ter obtido o memorando do negócio, que avalia a companhia em 3,25 bilhões de dólares.

Com base nesta estimativa, a Forbes fez suas próprias contas e comparou a empresa de Tory a concorrentes, para concluir que o seu valor é 3,5 bilhões de dólares. Com isso, a fatia de 28,3% de Tory na empresa que fundou seria avaliada em 1 bilhão de dólares – o que lhe garantirá um passe para o clube das pessoas mais ricas do mundo, segundo a Forbes.

Acompanhe tudo sobre:BilionáriosEmpresasListasListas da ForbesRankings

Mais de Negócios

Como este negócio transformou cidades esquecidas em mercado milionário — e fatura R$ 500 milhões

VR expande arena de atuação

DAS-MEI: prazo para pagamento do boleto vence hoje (20); veja como emitir e quitar a guia

Pequenas e médias empresas perdem dois dias da semana lidando com despesas, aponta estudo