Negócios

Como o brasileiro cuida e quanto gasta com seus pets

No país, o cuidado com a alimentação e a saúde de animais de estimação movimenta um mercado estimado em 17 bilhões de reais, o terceiro maior do mundo


	Pets: dos 132,4 milhões de animais de estimação no Brasil, 52,2 milhões são cachorros e 22,1 milhões são gatos
 (Janie Airey/Think Stock)

Pets: dos 132,4 milhões de animais de estimação no Brasil, 52,2 milhões são cachorros e 22,1 milhões são gatos (Janie Airey/Think Stock)

Luísa Melo

Luísa Melo

Publicado em 12 de abril de 2016 às 06h00.

São Paulo - O Brasil tem por volta de 132,4 milhões de animais de estimação, dos quais 52,2 milhões são cachorros e 22,1 milhões são gatos, segundo dados do IBGE fornecidos pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

O cuidado com a alimentação e a saúde desses bichinhos movimenta cerca de 17 bilhões de reais por ano.

O mercado de petcare no país, porém, ainda tem muito espaço para crescer, segundo Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions e responsável por uma pesquisa inédita sobre o tema.

Isso porque, de acordo com ele, parte dos brasileiros ainda não assimilou orientações como alimentar os animais com ração industrializada, levá-los com frequência ao veterinário, tratá-los com medicamentos e ter um seguro saúde pet.

"Menos de 3% dos donos de cães e gatos já têm plano de saúde. E quando perguntados sobre a hipótese de o custo com esse serviço ser de  70 reais ao mês, cerca de 30% deles afirmaram que contratariam. Ou seja, ainda falta o consumidor conhecer este serviço”, ressalta Cimatti.

A maioria dos brasileiros, conforme o levantamento, considera seus pets como um membro da família, ou mesmo como um filho.

O estudo da CVA ouviu 3.782 donos de cães e 2.206 donos de gatos em todo o país. No infográfico abaixo, veja outros detalhes revelados pelo material.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisInfográficospet-shops

Mais de Negócios

Empresa cresce num mercado bilionário que poupa até 50% o custo com aluguel

Como esta administradora independente já vendeu R$ 1 bilhão em consórcios

De food truck a 130 restaurantes: como dois catarinenses vão fazer R$ 40 milhões com comida mexicana

Peugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é