Negócios

Como as companhias aéreas planejam evitar o caos no Carnaval

No ano passado, índice de atrasos e cancelamento de voos dobrou, em relação a 2009

Cumbica, em Guarulhos: companhias aéreas se preparam para minimizar filas, atrasos e cancelamentos (Bia Parreiras/Viagem e Turismo)

Cumbica, em Guarulhos: companhias aéreas se preparam para minimizar filas, atrasos e cancelamentos (Bia Parreiras/Viagem e Turismo)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2011 às 16h43.

São Paulo – O feriado do Carnaval vai movimentar os aeroportos brasileiros. Como é de praxe, filas, atrasos e cancelamentos vão acontecer. Segundo a Infraero, no ano passado, o índice de atrasos foi de 13,42% e o de cancelamentos atingiu 10,39% -- muito superior aos 6,77% e 8,87% registrados em 2009. Os problemas também superaram a média geral de atrasos e cancelamentos de 2010: 12,61% e 5%, respectivamente. Saiba como as companhias aéreas esperam não repetir os transtornos do ano passado neste feriado (até a publicação da reportagem, a TAM, maior companhia aérea do país, não tinha retornado).

Gol

Voos extras
Para atender a demanda do feriado – que, segundo a companhia, deve ser 12% maior do que o ano passado --, a Gol vai aumentar a oferta de voos nas rotas mais procuradas pelos turistas. Ao todo, serão 42 voos extras para destinos como Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Florianópolis, por exemplo. Esses voos já começam na sexta-feira (4/3) e continuam até o dia 10 de março. Salvador receberá mais frequências a partir de Rio de Janeiro (Galeão), Belo Horizonte (Confins) e Campinas (Viracopos). O Rio de Janeiro terá mais voos a partir de Salvador, Florianópolis, Brasília e Recife e Argentina (Ezeiza). Já em São Paulo, a companhia aumentou o número de operações para Brasília, Navegantes e Florianópolis.

Tripulação
Não houve nenhuma contratação específica para o período. “Nosso quadro comporta a operação atual”, disse a empresa. A Gol tem 782 pilotos, 1.003 copilotos, e 3.650 comissários de bordo para atender a frota de 114 aeronaves.

Check-in
No ano passado, o sistema de check-in da Gol ficou fora do ar durante algumas horas, o que provocou um atraso em 45,3% dos voos. Para evitar que o problema ocorra novamente, a companhia oferece opções de check-in pela internet e pelo celular. Além disso, há totens de autoatendimento e um aplicativo desenvolvido para iPhone, com balcões específicos para entrega de bagagem.

Promoções
A Gol lançou a promoção “Carnaval é um barato” para voos realizados dias 6 e 7 de março. Voos partindo de Curitiba para São Paulo/Guarulhos, por exemplo, ou Campinas para o Rio de Janeiro/Galeão estão disponíveis por 59 reais. De São Paulo/Congonhas para o Rio de Janeiro/Galeão, o trecho pode ser encontrado por 69 reais.


Azul

Voos extras
A Azul lançará voos adicionais entre de 5 a 12 de março. As novas frequências atendem aos cinco destinos mais procurados: Salvador, Fortaleza, Recife e Maceió. Na terça-feira, serão oito voos diretos.

Tripulação
Não foram contratados pilotos ou comissárias para o Carnaval. Há 330 pilotos, aproximadamente, e 656 comissários que operam as 27 aeronaves da empresa.

Check-in
A Azul oferece 3 opções de check-in: o Web check-in, autoatendimento nos aeroportos e check-in no balcão.

Promoções
Não há nenhuma promoção específica para o Carnaval.

Webjet

Voos extras
Para o Carnaval, a Webjet preparou mais oito voos extras. Um deles partirá de Belo Horizonte com destino a Salvador; quatro ligarão Salvador ao Rio de Janeiro; um fará o trecho Rio de Janeiro a Salvador, e outros dois sairão do Rio de Janeiro com destino a Belo Horizonte.

Tripulação
Não há novas contratações. “A equipe já foi planejada no ano passado para atender à demanda do verão de 2011”, diz a companhia. A frota da Webjet é de 23 aeronaves.

Check-in
A Webjet orienta os passageiros, assim como as outras companhia a fazer o check-in antecipadamente pela internet para sua maior comodidade.

Promoções
Para o carnaval, a empresa criou a ação Bate-Volta Carnaval Webjet, para os dias 6 e 7 de março. Neste período, é possível, por exemplo, fazer o trecho São Paulo-Rio de Janeiro por apenas 59,99 reais ou Rio de Janeiro-Salvador por 79,99 reais.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoAzulcompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporteWebjet

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades