Negócios

Como a ViaVarejo aumentou seu lucro em mais de 200% em 2012

Mesmo com mais lojas, companhia conseguiu reduzir as despesas operacionais no ano passado em quase 2%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 20 de fevereiro de 2013 às 16h57.

São Paulo – A ViaVarejo, dona das bandeiras Casas Bahia e Ponto Frio, encerrou 2012 com 33 lojas a mais em seu portfólio, mas mesmo maior, a varejista conseguiu diminuir suas despesas operacionais no ano e como consequência atingir um lucro líquido 210,2% maior na comparação com o ano anterior, totalizando 322 milhões de reais.

Segundo Claudia Soares, diretora financeira e de relações com investidores de ViaVarejo, o crescimento nos ganhos foi alcançado graças a uma série de ações colocadas em prática pela companhia em 2012. “Essa alta não ocorreu por apenas um motivo. Na verdade, o controle de despesas, somado ao aumento das vendas e outras ações ajudaram”, afirmou a executiva, em entrevista com a EXAME.com.

Em 2012, a varejista acumulou gastos operacionais de mais de 4,9 bilhões de reais. O montante é 1,8% menor na comparação com o ano anterior, quando os custos somaram mais de 5 bilhões de reais. Desde julho, a ViaVarejo colocou em prática diversas medidas para reduzir os gastos, entre elas, a criação de um comitê para gerir de maneira mais eficiente as despesas da companhia.

Com as despesas menores, a ViaVarejo conseguiu aumentar sua margem líquida em quase 1 ponto percentual, que passou de 0,5% para 1,4% em 2012. Já a margem bruta da companhia caiu 1 ponto percentual, de 28,8% para 27,8%. Segundo a varejista, o aumento do custo logístico foi o grande responsável pela queda.

Expansão

“Expandimos a nossa presença na região Nordeste do país, o que contribuiu para a alta dos gastos com logísticas. Além disso, as restrições de circulação de caminhões em algumas regiões também ajudaram para esse aumento”, afirmou Claudia.

No ano passado, a ViaVarejo inaugurou 33 novas lojas no Brasil, com foco na região Nordeste. Somente no último trimestre do ano 16 novas unidades foram abertas, sendo 12 Casas Bahia e quatro do Ponto Frio. As inaugurações, no entanto, ficaram abaixo dos planos da varejista, que estimava abrir entre 50 e 60 lojas em 2012, com investimentos de 400 milhões de reais.

“Mesmo com o guidance, acabamos priorizando outros processos na companhia, como a reforma das lojas já existentes e encerramos o ano com mais de 50 lojas conceitos das duas bandeiras da companhia. Neste ano, já inauguramos seis lojas”, disse a executiva.  Claudia não revelou se em 2013 as inaugurações vão superar o número do ano passado.

O grupo Pão de Açúcar planeja inaugurar 150 lojas em 2013, o número é 50% maior que as inaugurações feitas em 2012. A companhia ainda não definiu quantas lojas serão do segmento alimentar e quantas do não alimentar e só planeja divulgar mais detalhes da expansão no mês que vem.
 

Acompanhe tudo sobre:Casas BahiaComércioEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas francesasGlobexPão de AçúcarPonto FrioSupermercadosVarejoVia Varejo

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades