Negócios

Com queda no Brasil, Volkswagen vai exportar Up! para o Peru

Produzido na fábrica da montadora em Taubaté, no interior de São Paulo, o modelo já é exportado para Argentina, Uruguai e México


	Up!: produzido na fábrica da montadora em Taubaté, no interior de São Paulo, o modelo já é exportado para Argentina, Uruguai e México
 (Divulgação/Volkswagen)

Up!: produzido na fábrica da montadora em Taubaté, no interior de São Paulo, o modelo já é exportado para Argentina, Uruguai e México (Divulgação/Volkswagen)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2015 às 10h53.

São Paulo - Maior exportadora de veículos produzidos no Brasil, a Volkswagen informou na manhã desta segunda-feira, 28, que vai começar a exportar o up! para o Peru a partir do primeiro trimestre de 2016.

Produzido na fábrica da montadora em Taubaté, no interior de São Paulo, o modelo já é exportado para Argentina, Uruguai e México, além de comercializado no próprio mercado interno.

Com a queda das vendas no Brasil e a depreciação do câmbio, as montadoras têm apostado cada vez mais no mercado externo.

No acumulado de janeiro a novembro deste ano, as unidades exportadas por todas as marcas cresceram 18,9% em relação a igual período do ano anterior, para 369,4 mil, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). No mercado doméstico, as vendas recuaram 25,2% no mesmo tipo de comparação, para 2,34 milhões de veículos.

Mesmo sendo uma novidade no mercado, o up! não ficou imune à retração das vendas. Lançado em fevereiro de 2014, o modelo somou 49,3 mil vendas no acumulado de janeiro a novembro de 2015 (onze meses), recuo de 16% nas vendas internas ante o período entre fevereiro e dezembro do ano passado (onze meses).

Com a exportação do up! para o Peru, a Volkswagen pretende ampliar seus resultados no exterior. A montadora alemã apresentou crescimento de 27% nas vendas externas totais em 2015, com 107 mil veículos exportados.

Internamente, a empresa registra queda nas vendas, de 35% no acumulado do ano, e perde participação de mercado, de 17,33% em 2014 para 14,79% em 2015. No Brasil, o up! é oferecido em oito versões, mas para o Peru serão apenas quatro: take up!, move up! e high up! 4 portas e câmbio manual.

O modelo mais exportado pela Volkswagen em 2015 foi o Gol, com 47.222 unidades. O maior cliente dos veículos produzidos pela marca no Brasil continua sendo a Argentina, para onde foram embarcadas 57.870 unidades.

"A Volkswagen reforçou sua estratégia de exportação e incrementou o portfólio com novos produtos, como up!, o CrossFox, e versões do Gol e Saveiro, por exemplo, que têm tido uma excelente aceitação nesses mercados, conseguindo com isso impulsionar as exportações da marca. Em 2016, novos mercados devem receber nossos produtos", afirma o Vice-Presidente de Vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércio exteriorEmpresasEmpresas alemãsExportaçõesMontadorasPeruVolkswagen

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares