Negócios

Com aposta em WhatsApp, RD Station anuncia recursos para PMEs

Empresa anunciou lançamentos e parceria oficial com a Meta durante o RD Summit, evento de inovação em Florianópolis

Eric Santos, CEO da RD Station: empresa anuncia novos recursos de mensagens durante RD Summit 2022 (HeusiAction/Green Fotografias/Reprodução)

Eric Santos, CEO da RD Station: empresa anuncia novos recursos de mensagens durante RD Summit 2022 (HeusiAction/Green Fotografias/Reprodução)

*De Florianópólis, Santa Catarina

A RD Station, empresa de automação de marketing, já cruzou as fronteiras do conversational commerce há um tempo. O termo descreve basicamente uma maneira de fazer negócios que passa pela comunicação e troca de mensagens no processo de interação entre consumidores e marcas.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

A aposta mais recente da companhia nessa frente tem nome e um valuation bem definido. Trata-se da Tallos, startup cearense adquirida pela RD em 2022 por R$ 6,7 milhões.

O objetivo ao trazer para perto uma empresa dedicada à gestão de conversas corporativas que acontecem por meio de mensagens era clara: acompanhar a tendência iminente no universo do marketing digital que favorece empresas com verticais robustas de atendimento, vendas e gestão da carteira de clientes com alguns simples toques de botões — ou robôs que automatizam a coisa toda, os chamados chatbots.

Agora, a empresa anuncia um novo passo em sua incursão no mundo das mensagens com o lançamento de novos recursos de WhatsApp para um portfólio que ultrapassa 45 mil clientes.

O que a RD Station está lançando?

A empresa lançou oficialmente nesta quarta-feira, 26, dois novos recursos de troca de mensagens e integração com marketing digital.

Uma integração com anúncios de Facebook e Instagram

Na prática, a ferramenta permitirá que clientes que clicam em algum anúncio nessas redes sociais sejam direcionados a uma conversa de WhatsApp com a empresa, que passa a ter um novo canal para envio de cupons, notificações, links e outras comunicações estratégicas.

RD Station Marketing

Adiciona o WhatsApp como um canal de comunicação dentro da plataforma de CRM (sigla para gestão de relacionamento com o cliente) da RD Station. O foco, nesse caso, é em empresas que utilizam WhatsApp Business para gerenciar suas comunicações.

Esse último recurso procura avaliar a eficiência do canal por meio de indicadores como entregas e aberturas. A intenção é também facilitar o dia a dia de empresas que lidam com um grande volume de mensagens, muitas vezes atendidas por inúmeros vendedores em suas contas pessoais.

Até o momento, a RD permitia às empresas clientes a inserção de um botão em seus sites que leva para conversas diretas no WhatsApp.

As novidades foram anunciadas durante o RD Summit, evento de inovação da RD Station que acontece em Florianópolis entre os dias 26 e 28 de outubro.

“Não somos mais nós, as empresas, que escolhemos o canal por onde vamos alcançar compradores. A escolha é dos clientes. Se não nos adaptarmos a isso, vamos ficar para trás”, disse Eric Santos, CEO da RD Station, durante palestra de abertura na conferência.

Parceria com a Meta

Durante o evento, a RD Station também anunciou uma parceria oficial com a Meta (ex-Facebook), empresa dona do WhatsApp, para levar as soluções para as pequenas e médias empresas do Brasil.

A intenção é guiar pequenos empreendimentos com atuações ainda incipientes no WhatsApp, ou, ainda, que utilizam a plataforma de maneira inadequada, sem qualquer profissionalização. “Junto com a Meta vamos ajudar as empresas a mostrar como usar corretamente o WhatsApp como ferramenta de comunicação com o cliente”, disse o CEO.

De outro lado, ao se tornar um parceiro oficial da Meta no Brasil, a RD também pretende aproximar a empresa dos pequenos negócios, um nicho de muito potencial — nos cálculos da Meta, pelo menos 5 milhões de PMES utilizam o WhatsApp Business no Brasil.

O que mais diz a RD Station

Santos também apresentou uma linha do tempo com os principais recortes e focos dados às últimas edições do evento, desde uma longínqua época em que o RD Summit acontecia em pequena sala para 200 pessoas.

Com o passar dos anos, a empresa estendeu explicações sobre conceitos mais básicos de marketing (e marketing digital) para lições mais densas sobre como empresas poderiam de fato estruturar uma máquina de crescimento que ao utilizar o marketing e vendas como um facilitador para extrapolar a aquisição de clientes e passar também a considerar a jornada de compra em todas as etapas.

* A jornalista viajou a Florianópolis a convite da RD Station

Acompanhe tudo sobre:FacebookWhatsAppEventos

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente