Negócios

Código de Defesa do Empreendedor é aprovado na Câmara dos Deputados

Texto prevê direitos e deveres para empreendedores, como facilidades na abertura e fechamento de empresas; projeto segue para votação no Senado

Empreendedores: Código de Defesa é aprovado na Câmara (ljubaphoto/Getty Images)

Empreendedores: Código de Defesa é aprovado na Câmara (ljubaphoto/Getty Images)

O Código de Defesa do Empreendedor foi aprovado na última quarta-feira (21/12), na Câmara dos Deputados.

O que é o Código de Defesa do Empreendedor?

O Projeto de Lei nº 4783/20 segue para análise do Senado e, entre outras questões, o texto prevê direitos e deveres para os empreendedores no exercício das atividades econômicas. Facilidades na abertura e fechamento de empresas, baixo custo de atos de liberação e funcionamento, clareza de informações, fiscalização orientadora e garantia do contraditório e da ampla defesa estão entre as deliberações da medida.

O texto prevê ainda a criação de uma plataforma digital unificada para simplificação de processos de registro, abertura, funcionamento, modificação e extinção de empresas. A ideia é que o ambiente online seja conectado com diversos órgãos públicos para dar celeridade e transparência aos processos de emissão de documentos e certificados.

A legislação também abarca a questão do reempreendedorismo, estabelecendo critérios que agilizam a reinserção de empreendedores no mercado, com medidas que facilitam a renegociação especial extrajudicial de dívidas empresariais. Assim como, assegura o acesso ao parcelamento de tributos e contribuições.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a medida é um importante instrumento para fomentar a criação e o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios, pois reduz a burocracia, simplifica processos e sugere inovações. “É um avanço porque traz mais rapidez, mais agilidade, mais segurança para a dinâmica empresarial. A proposta está amparada na Lei da Liberdade Econômica e é um reforço a mais para proteção das micro e pequenas empresas”, comentou.

VEJA TAMBÉM

Trabalho temporário: o que é preciso saber antes contratar para vagas de final de ano

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedoresEmpreendedorismo

Mais de Negócios

Jovem de 29 anos de um bairro pobre de Londres ficou milionário ao vender sua empresa de marketing

Empresário falido de 39 anos ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Brasil tem mais de 43 mil rótulos de cerveja; versões sem álcool crescem 537%

Esta empresa mineira perdeu tudo num incêndio e mesmo assim cresceu 1.999%