Negócios

CNI: 71% das empresas adotam gestão ambiental

Entre as empresas grandes, índice chega a 94,9%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Última atualização em 6 de novembro de 2017 às 10h18.

São Paulo - Procedimentos relacionados à gestão ambiental, como economia de energia elétrica e reutilização da água, são adotados por 71% das empresas, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O porcentual diminui para 61% entre as pequenas empresas e sobe para 94,9% entre as grandes. Entre aquelas que declararam adotar esses procedimentos, 87,5% afirmaram contar com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) - que compreende processos com certificação internacional.

Dentre os programas adotados dentro do SGA, destacam-se a redução na geração de resíduos (80,1% das empresas que possuem SGA), o uso eficiente de energia (69,5%), a redução no consumo de água (58,3%), o uso de resíduos como matéria-prima ou insumo (45,9%) e a reutilização de água (43,6%). Por outro lado, foi constada a baixa adesão de práticas capazes de proteger a fauna e a flora. A proteção de áreas ambientais sensíveis teve adesão de apenas 36%, enquanto investimentos na produção da biodiversidade abrangeram 6,9%.

O levantamento indica que os principais fatores para a adoção desses procedimentos foram preocupação com a marca da empresa e as exigências legais. Segundo a pesquisa, os principais pontos foram imagem e reputação (assinalado por 78,6%), exigências do licenciamento ambiental (77,7%), regulamentos ambientais (66,6%) e política interna das empresas (65,8%).

"Esse fato demonstra que há uma clara preocupação das empresas quanto ao que consumidores, acionistas, mídia e concorrentes percebem da empresa com relação às questões ambientais", afirma o relatório da CNI.

Investimentos

A pesquisa mostra que 88% das empresas tinham planos de investir em preservação ambiental em 2010, um aumento de 2,1 pontos porcentuais em relação a 2009. Na opinião das empresas entrevistadas, esses investimentos deveriam ser impulsionados por meio de incentivos fiscais, acesso a crédito de fundos ambientais e pelo pagamento por programas de conservação.

A sondagem da CNI foi feita com 1.227 empresas (677 pequenas, 367 médias e 183 grandes), entre os dias 5 e 19 de abril.

Leia mais sobre a indústria

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaEmpresasgestao-de-negociosIndústriaIndústrias em geralMeio ambiente

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares