Negócios

Citigroup tem lucro acima do esperado com crédito ao consumidor

Carteira de empréstimos do Citi subiu 3%, para 689 bilhões de dólares, enquanto os depósitos aumentaram 5%, para 1,05 trilhão de dólares

Citibank: lucro líquido subiu para 4,80 bilhões de dólares, ou 1,95 dólar por ação, no segundo trimestre, ante 4,50 bilhões, ou 1,63 dólar por papel (Mario Tama/AFP/AFP)

Citibank: lucro líquido subiu para 4,80 bilhões de dólares, ou 1,95 dólar por ação, no segundo trimestre, ante 4,50 bilhões, ou 1,63 dólar por papel (Mario Tama/AFP/AFP)

R

Reuters

Publicado em 15 de julho de 2019 às 12h32.

Última atualização em 15 de julho de 2019 às 12h37.

O Citigroup superou nesta segunda-feira estimativas de analistas para o lucro trimestral, com cortes de custos e força no crédito ao consumidor ajudando o terceiro maior banco dos Estados Unidos a contrabalançar a fraqueza na divisão de negociação de ações e títulos de renda fixa.

O Citi é o primeiro dos maiores bancos norte-americanos, a divulgar o balanço do segundo trimestre. Os titãs de Wall Street JPMorgan Chase, Bank of America e Goldman Sachs Group divulgam seus números mais para o final da semana.

A margem financeira do Citi recuou para 2,67% ante 2,70% um ano antes e 2,72% no primeiro trimestre de 2019.

O Citi continuou a elevar empréstimos e depósitos no trimestre mais recente, aliviando as preocupações de que uma perspectiva econômica mais fraca prejudicasse a capacidade dos consumidores de tomar crédito.

A carteira de empréstimos do Citi subiu 3%, para 689 bilhões de dólares, enquanto os depósitos aumentaram 5%, para 1,05 trilhão de dólares, excluindo as flutuações cambiais.

A receita com 'trading' continuou com desafios. A negociação de renda fixa caiu 4%, excluindo um ganho do investimento do Citi na Tradeweb, e declinou 9% em seus negócios de ações.

"Navegamos em um ambiente incerto com sucesso, executando nossa estratégia e mostrando despesas disciplinadas, crédito e gerenciamento de risco", afirmou o presidente-executivo da instituição, Michael Corbat, em comunicado.

O banco conseguiu ganhar mais dinheiro com atividades de empréstimo durante o trimestre. A margem financeira aumentou 2%.

O luco líquido subiu para 4,80 bilhões de dólares, ou 1,95 dólar por ação, no segundo trimestre, ante 4,50 bilhões, ou 1,63 dólar por papel, um ano antes. O trimestre incluiu um ganho extraordinário de 0,12 dólar por ação relacionado ao investimento na companhia de negociação eletrônica TradeWeb.

A receita aumentou em 2%, para 18,76 bilhões de dólares, enquanto as despesas recuaram 2%.

Analistas esperavam lucro de 1,80 dólar por ação e receita de 18,50 bilhões de dólares, de acordo com dados IBES da Refinitiv.

Acompanhe tudo sobre:BancosCitigroupLucro

Mais de Negócios

Jovem de 29 anos de um bairro pobre de Londres ficou milionário ao vender sua empresa de marketing

Empresário falido de 39 anos ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Brasil tem mais de 43 mil rótulos de cerveja; versões sem álcool crescem 537%

Esta empresa mineira perdeu tudo num incêndio e mesmo assim cresceu 1.999%