Negócios

Chinesa Sun Paper construirá fábrica de US$ 1,36 bi nos EUA

A unidade no Estado de Arkansas deve fabricar celulose do tipo fluff, material usado em fraldas e produtos sanitários


	Fábrica da chinesa Shan Dong Sun Paper: unidade no Estado de Arkansas deve fabricar celulose do tipo fluff
 (Divulgação/Shan Dong Sun Paper)

Fábrica da chinesa Shan Dong Sun Paper: unidade no Estado de Arkansas deve fabricar celulose do tipo fluff (Divulgação/Shan Dong Sun Paper)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2015 às 07h44.

Pequim - A chinesa Shan Dong Sun Paper Industry Joint Stock disse nesta segunda-feira que desembolsará cerca de 1,36 bilhão de dólares para construir uma fábrica de celulose nos Estados Unidos, em seu primeiro investimento fora da China.

O início da construção da fábrica é esperado para 2016 e o começo das operações para 2018, disse o porta-voz da Sun Paper Song Weihua à Reuters.

A unidade no Estado de Arkansas deve fabricar celulose do tipo fluff, material usado em fraldas e produtos sanitários.

Na sexta-feira, o presidente do Conselho de Administração da Sun Paper, Li Hongxin, assinou um memorando de entendimentos em uma cerimônia em Jinan à qual compareceu a secretária de comércio dos EUA, Penny Pritzker, e o governador do Arkansas, Asa Hutchinson.

O órgão governamental dos EUA responsável pelo controle dos alimentos e materiais biológicos, a U.S. Food and Drug Administration, aprovou que a companhia fabrique papel na unidade, disse a Sun Paper em comunicado à bolsa de Xangai nesta segunda-feira.

O investimento pela empresa baseada no norte da China é o mais recente em uma série de negócios de fabricantes chinesas que buscam diversificar operações e aproveitar iniciativas e benefícios em países ocidentais.

A Shandong Tranlin Paper investiu 2 bilhões de dólares em uma fábrica de papel e fertilizantes na Virgínia no ano passado.

A Sun Paper não quis dar detalhes sobre o financiamento do projeto, embora fontes tenham afirmado que a companhia deve se utilizar de uma combinação de ações e dívida.

Acompanhe tudo sobre:Papel e CeluloseMadeiraPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)China

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner