Negócios

Chinesa Lenovo supera HP na venda de PCs

Segundo IDC, foram vendidos 75,63 milhões de computadores em todo o mundo no segundo trimestre deste ano

Vendedor testa um computador da Lenovo em uma loja em Pequim: companhia respondeu por 12,62 milhões de computadores (16,69%) vendidos (Cancan Chu/Getty Images)

Vendedor testa um computador da Lenovo em uma loja em Pequim: companhia respondeu por 12,62 milhões de computadores (16,69%) vendidos (Cancan Chu/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2013 às 19h46.

São Paulo - A chinesa Lenovo superou a norte-americana Hewllet-Packard como a maior vendedora de computadores pessoais do mundo, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 10, pela consultoria International Data Corporation (IDC). Foram vendidos 75,63 milhões de computadores em todo o mundo no segundo trimestre deste ano, uma queda de 11,4% na comparação com o mesmo período de 2012.

Desse total, a Lenovo respondeu por 12,62 milhões de unidades (16,69%), enquanto a HP vendeu 12,38 milhões de computadores (16,38%). Na sequência aparecem Dell (9,23 milhões, ou 12,21%), Acer Group (6,23 milhões, ou 8,24%) e ASUS (4,59 milhões, ou 6,07%).

"No segundo trimestre a Lenovo continuou a obter ganhos impressionantes fora da região Ásia/Pacífico - excluindo Japão. Entretanto, as dificuldades na China continuaram a afetar seu mercado doméstico significativamente", diz a IDC.

Outra consultoria, a Gartner Inc também deu a liderança do mercado para a Lenovo. Segundo os dados da companhia, foram vendidos 76 milhões de computadores pessoais no segundo trimestre. A Lenovo vendeu 12,68 milhões de unidades (16,68%), enquanto a HP ficou com 12,40 milhões (16,32%). Nas contas da Gartner, as vendas globais tiveram queda anual de 10,9% no segundo trimestre.

"Mesmo em meio às condições mais difíceis já vistas no mercado de computadores pessoais, a Lenovo não somente ganhou participação, mas temos melhorado solidamente a rentabilidade e introduzido ainda mais produtos inovadores para todos os segmentos", disse em comunicado o chairman e executivo-chefe da Lenovo, Yang Yuanqing.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasEmpresas chinesasempresas-de-tecnologiaHPLenovoServiços

Mais de Negócios

Como o Brasil entrou no top 3 desta gigante suíça que fatura US$ 3 bilhões com skincare e injetáveis

De tabuleiro a parceira com o Japão: a milionária aposta do Ceará em jogos

Pop Mart dispara após aumento de mais de cinco vezes na receita internacional no 3º trimestre

Sem investidores, startup deve faturar milhões com 'remendas' para melhorar a gestão das empresas