Negócios

China suspende importação de carne de frango de unidade da BRF

Os chineses informaram que a interrupção das compras entrará em vigor no sábado, 5, sem sinalizar quando os negócios podem ser retomados nem o motivo da decisão

 (Rodolfo Buhrer/Reuters)

(Rodolfo Buhrer/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de março de 2022 às 15h31.

Última atualização em 4 de março de 2022 às 15h38.

O governo chinês suspendeu as importações de carne de frango de uma unidade da BRF, de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, conforme comunicado no site oficial da Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) publicado nesta sexta-feira, 4. Os chineses informaram que a interrupção das compras entrará em vigor no sábado, 5, sem sinalizar quando os negócios podem ser retomados nem o motivo da decisão.

No mês de dezembro, a China havia suspendido as importações de carne de frango da unidade da BRF em Marau (RS).

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

Em agosto, o país havia suspendido também as importações de carne suína e de aves da mesma unidade da BRF em Lucas do Rio Verde (MT).

O país asiático vem suspendendo, desde 2020, as compras de frigoríficos de vários países. A justificativa seria o maior controle sanitário, em razão da pandemia de covid-19.

A BRF não foi notificada oficialmente pelo Ministério da Agricultura sobre a decisão da China de suspender as importações de carne de frango de sua unidade, em Lucas do Rio Verde (MT), declarou a companhia em nota encaminhada ao Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. 

A empresa disse que soube da decisão por meio do comunicado chinês no site oficial da Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês).

A BRF destacou, ainda, que tomará as medidas cabíveis e trabalhará "na reversão da situação com as autoridades chinesas e brasileiras".

Na nota, a companhia reiterou que "possui rigorosos processos de segurança de alimentos e controles de qualidade e reafirma seu compromisso em garantir os mais elevados padrões de qualidade e segurança."

O Ministério da Agricultura foi procurado, mas ainda não retornou o contato.

Acompanhe tudo sobre:BRFCarnes e derivadosChinaExportações

Mais de Negócios

Setor de varejo e consumo lança manifesto alertando contra perigo das 'bets'

Onde está o Brasil no novo cenário de aportes em startups latinas — e o que olham os investidores

Tupperware entra em falência e credores disputam ativos da marca icônica

Num dos maiores cheques do ano, marketplace de atacados capta R$ 300 milhões rumo a 500 cidades