Negócios

China alcança 12 milhões de novos empregos urbanos em 2024

Medidas macroeconômicas e subsídios impulsionam o mercado de trabalho chinês com vagas e inclusão em 2024

CHINA - Pequim

FOTO: LEANDRO FONSECA
DATA: MAIO 2024 (Leandro Fonseca/Exame)

CHINA - Pequim FOTO: LEANDRO FONSECA DATA: MAIO 2024 (Leandro Fonseca/Exame)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 30 de dezembro de 2024 às 15h03.

Tudo sobreEmpreendedorismo
Saiba mais

O Ministério dos Recursos Humanos e Segurança Social da China anunciou que, de janeiro a novembro de 2024, foram criados 11,98 milhões de empregos urbanos, refletindo uma situação geral de estabilidade no mercado de trabalho. Essa conquista é resultado de políticas macroeconômicas integradas e medidas de apoio às empresas.

Além disso, 4,75 milhões de desempregados urbanos retornaram ao mercado de trabalho, enquanto 1,48 milhão de pessoas em situação de vulnerabilidade também conseguiram emprego, conforme os dados do governo.

Medidas de incentivo ao emprego

Entre as principais políticas, destaca-se a redução temporária da taxa de seguro-desemprego para 1%, economizando RMB 130,9 bilhões para as empresas. Paralelamente, RMB 80,2 bilhões foram destinados a subsídios para fomentar o emprego, e 2,66 milhões de empresas que evitaram cortes de pessoal receberam RMB 20,4 bilhões, beneficiando mais de 56 milhões de trabalhadores.

O governo também promoveu o fortalecimento de competências profissionais, com mais de 12 milhões de pessoas participando de programas de treinamento profissional. Entre elas, trabalhadores migrantes e 150.000 aprendizes foram apoiados por políticas de formação.

Apoio a grupos vulneráveis e iniciativas inclusivas

Medidas específicas foram direcionadas a recém-formados, trabalhadores idosos, pessoas com deficiência e desempregados de longa duração. Destaque para a criação de 1,32 milhão de vagas de estágio e a alocação de 43.000 graduados universitários em setores prioritários, como educação, saúde e agricultura.

O governo também intensificou esforços para famílias em que nenhum membro estava empregado, garantindo que pelo menos uma pessoa conseguisse trabalho. Essas ações demonstram o compromisso da China em promover a inclusão social e enfrentar os desafios econômicos com segurança e estabilidade.

Estabilidade no mercado de trabalho chinês

As políticas implementadas ao longo de 2024 não apenas garantiram estabilidade no mercado de trabalho, mas também fomentaram a geração de oportunidades para diversos grupos. O fortalecimento da força de trabalho reflete a prioridade da China em impulsionar o crescimento econômico e social.

Acompanhe tudo sobre:ChinaEmpreendedorismo

Mais de Negócios

Esse é o primeiro passo para a revolução ESG da sua empresa

China celebra o terceiro aniversário do RCEP

The Body Shop anuncia saída do Brasil e faz liquidação com até 70% de desconto

BYD mantém liderança global em veículos elétricos