Negócios

CEO da Volvo Car é substituído após sofrer AVC

Stefan Jacoby concordou em abrir mão do cargo de presidente da montadora, Håkan Samuelsson assume o posto em seu lugar

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 19 de outubro de 2012 às 11h02.

São Paulo - O conselho de administração da Volvo Car nomeou Håkan Samuelsson para assumir o cargo de CEO da montadora no lugar de Stefan Jacoby - que concordou abrir mão do cargo de maneira amigável, afirmou a companhia, em nota, nesta sexta-feira.

Em setembro, Jacoby havia anunciado que se afastaria do cargo após sofrer um acidente vascular cerebral. Ele afirmou que apesar de leve, o AVC tinha comprometido os movimentos de sua perna e braço direitos.

"Vou me concentrar em repouso e em exercício, a fim de voltar ao trabalho o mais rápido possível”, disse o ex-CEO da Volvo, em comunicado.

Segundo a companhia, Jacoby teve uma contribuição valiosa e forte para o desenvolvimento da estratégia da Volvo, principalmente durante os dois primeiros anos após a aquisição da Volvo Car Group pela chinesa Zhejiang Geely Holding.

O novo CEO da companhia tem 35 anos de experiência em posições de liderança na indústria automotiva. Ele já ocupou o cargo de CEO da MAN, entre 2005 e 2009. Desde 2010, ele era membro independente do conselho de administração do grupo Volvo Car.

"Vejo grandes oportunidades para a Volvo Cars melhorar a rentabilidade e acelerar o seu plano de crescimento na China, especificamente. Estou convencido de que a experiência completa de Samuelsson vai nos ajudar a aumentar o desempenho da empresa", afirmou Li Shufu, acionista majoritário da montadora, em nota.

Acompanhe tudo sobre:Empresasgestao-de-negociosAutoindústriaMontadorasIndústriaSucessãoVolvoConselhos de administraçãoRotatividade

Mais de Negócios

Ele vai ao Vale do Silício em busca de R$ 188 milhões para o Brasil

Multinacional americana sobreviveu 175 anos com essa regra financeira

Parque temático reproduz vila erguida pelos primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha, em 1875

Plataforma amplia serviços com foco nos empreendedores de pequeno porte, responsáveis por 30% do PIB